Hospital Mário Covas organiza simpósio sobre cuidados paliativos e terminalidade da vida

Publicado em: 07/10/2016

Os avanços tecnológicos e terapêuticos da medicina prolongaram a expectativa de vida da humanidade, mas esse progresso também trouxe o aumento de doenças crônicas e degenerativas, que fazem crescer o contingente de pacientes em estado terminal. Quando o tratamento curativo já não oferece mais respostas aos doentes, entram em cena os chamados cuidados paliativos. Trata-se de conceito contemporâneo de cuidar do paciente, buscando proporcionar-lhe bem-estar físico, emocional e espiritual até o fim da vida, aliviando, sobretudo, o desconforto da dor.

Diretor geral do hospital, Dr. Desiré Carlos Callegari fará palestra sobre “Aspectos legais ligados à terminalidade da vida no Brasil”

Diretor geral do hospital, Dr. Desiré Carlos Callegari fará palestra sobre “Aspectos legais ligados à terminalidade da vida no Brasil”

Os cuidados especiais de apoio a doentes terminais buscam proporcionar uma vida tão ativa quanto possível, até a morte, segundo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde). Além do alívio do sofrimento a partir do controle de dores e sintomas, também a família recebe aconselhamento espiritual, financeiro e legal.

Para falar das novas abordagens nessa área, inclusive sobre como a família deve lidar com o enfrentamento da morte de um ente querido, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André organiza em 14 de outubro (sexta-feira), das 9h às 13h, o “Simpósio Multidisciplinar de Cuidados Paliativos”. Aspectos legais, técnicos, éticos e morais serão apresentados e debatidos no simpósio, com ênfase na preocupação multidisciplinar com as práticas humanizadas e os próprios cuidados paliativos.

“Nosso objetivo principal é informar aos profissionais de saúde o que são os cuidados paliativos e quais as indicações, com exemplos práticos de como podemos auxiliar um paciente nessas condições, além de ajudar a lidar com o tema morte, que ainda é um tabu, mesmo para profissionais de saúde”, reconhece o médico anestesiologista responsável pelo Grupo de Cuidados Paliativos do HEMC, Dr. Yuri Louro Bruno de Abreu.

Com entrada gratuita, o evento tem como público-alvo estudantes e profissionais da saúde. Ocorrerá no Anfiteatro Grande ABC do hospital (Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Santo André), sob responsabilidade da coordenação da Educação Continuada da Enfermagem e apoio das equipes médicas e da Superintendência. Não é necessária inscrição prévia. Mais informações no telefone (11) 2829-5168.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do Simpósio Multidisciplinar de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual Mário Covas será feita pelo médico anestesiologista responsável pelo Grupo de Cuidados Paliativos do HEMC, Dr. Yuri Louro Bruno de Abreu. Em seguida, a diretora do Instituto Paliar e membro da Câmara Técnica sobre Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina, Dra. Maria Goretti Sales Maciel, falará especificamente sobre os “Cuidados Paliativos”.

Pós-graduada em Tanatologia pela Universidade de São Paulo e psicoterapeuta especializada em situações de luto e UTIs, a psicóloga clínica e hospitalar Dra. Deusa Samú comandará das 10h20 às 11h20 “Conversa aberta sobre morte e luto”.

O simpósio terá continuidade com palestra sobre “Aspectos legais ligados à terminalidade da vida no Brasil”, que será ministrada pelo diretor geral do Hospital Estadual Mário Covas, professor regente da disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e membro da Câmara Técnica de Anestesiologia do Conselho Federal de Medicina, Dr. Desiré Carlos Callegari.

O encerramento das atividades será marcado por mesa redonda moderada pelo professor Emérito do Departamento de Pediatria da FMABC e coordenador do Programa de Humanização da Fundação do ABC, Dr. Drauzio Viegas.