Hospital Mário Covas representa SP em encontro internacional do projeto ‘Paciente Seguro’

Publicado em: 13/04/2017

Trabalho da unidade destaca ação preventiva contra danos aos pacientes e redução de custos; equipamento está entre 15 instituições participantes do país

Projeto é desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS

O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, representou o Estado de São Paulo no 1º Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro, realizado dias 30 e 31 de março, em Porto Alegre. O projeto é coordenado nacionalmente pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde.

Criado para evitar eventos adversos – termo que designa complicações indesejadas decorrentes de procedimentos incorretos em pacientes – o projeto oferece aprimoramento das práticas assistenciais e organização de metodologias para fortalecimento de uma mudança cultural para melhoria do cuidado aos pacientes, afastando até mesmo o risco de óbitos. Considerado pela organização um “evento para salvar vidas”, o encontro marcou o compartilhamento de experiências e apresentações de trabalhos de 15 instituições brasileiras.

O trabalho “Quedas x Custos” do Hospital Mário Covas foi apresentado pela enfermeira Maria Isabel Malatesta e desenvolvido com a participação do Núcleo de Segurança do Paciente e diretorias de Enfermagem e Econômico-Financeira. O estudo trata do impacto de quedas de pacientes em relação aos custos sociais e financeiros. O objetivo foi evidenciar a necessidade de ações preventivas e mostrar que é possível reverter gastos dos eventos adversos, ou potencias eventos, em ações para melhorias de prevenção, queda de custos ou substituições de itens de segurança.

Ao destacar a participação do Hospital Mário Covas, na condição de único representante do Estado de São Paulo no projeto, o diretor geral Dr. Desiré Carlos Callegari enfatiza a responsabilidade da instituição como multiplicadora do conhecimento para outros equipamentos paulistas e a determinação para aperfeiçoar a assistência em benefício da segurança dos pacientes. A delegação do HEMC foi composta ainda por Rodrigo Brolo, gerente de Processos; pelas enfermeiras Maria Isabel Malatesta, Débora Moura e Janaína Izzo, Daniela Archanjo, coordenadora de Farmácia; e os médicos Celso Andrade (gestor) e Eloisa Ayub (SCIH).

EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS

Entre os palestrantes internacionais, Melinda Sawyer, diretora de Segurança e Educação de Pacientes da Johns Hopkins Medicine, dos Estados Unidos, apresentou um amplo estudo mostrando que a principal conquista para melhorar o cuidado com o paciente é a mudança de cultura na hora de consolidar um novo procedimento. Melinda também destacou a necessidade de transparência com toda a equipe envolvida sobre as novidades. Segundo a diretora, é preciso deixar bem claro por que está se alterando um processo e por que os funcionários envolvidos precisam fazer diferente. Como exemplo, citou que a colocação de um cateter passou a ser acompanhada por um enfermeiro. Constatou-se que frequentemente ocorria uma infecção porque a ação era feita de forma incorreta.

PROJETO PACIENTE SEGURO

O projeto “Implantação do Programa de Segurança do Paciente e Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão, Educação e Práticas Compartilhadas” é desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos em todo o país, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).