Hospital Mário Covas tem nova edição do curso de Libras

Publicado em: 13/09/2013

Gratuita, iniciativa conta turmas nos períodos da manhã e à tarde

O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André deu início em 9 de setembro ao tradicional curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, cuja finalidade é ensinar a comunicação com pacientes com deficiência auditiva. Serão duas turmas com 20 participantes cada – uma no período da manhã e outra à tarde. A maioria dos alunos são colaboradores do HEMC, com algumas vagas abertas à comunidade.

Com carga horária de 30 horas, o curso será ministrado as segundas e terças-feiras, das 7h às 9h e das 14h às 16h. A abertura de vagas para a comunidade surgiu a partir do projeto “Comunicação Inclusiva”, voltado à capacitação de funcionários do hospital ao atendimento de pacientes surdos e respectivos familiares.

A professora de Libras, Mariana Medeiros de Freitas, destaca que a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva é essencial, pois os surdos são minoria linguística até mesmo dentro de seus próprios lares. “Grande parte da população surda está em áreas carentes, sendo que a distância e o fator econômico impedem, muitas vezes, impedem que essas pessoas aprendam Libras, assim como seus familiares e amigos mais próximos. A falta de comunicação entre familiares e surdos gera sofrimento e pode afetar a saúde. Além disso, causa limitações no acesso à informação e no convívio social”, detalha Mariana de Freitas.

Entre os objetivos centrais do curso de Libras do HEMC está a promoção da comunicação na vida social dos deficientes auditivos, por meio da capacitação de novas pessoas em Libras – em especial familiares –, assim como contribuir para o desenvolvimento saudável dos surdos através da comunicação eficaz.

Tradição em acessibilidade

O curso de Libras é mais uma ação de responsabilidade social do Hospital Mário Covas, que mantém constantes atividades visando ao bom atendimento aos pacientes e, neste caso, às

pessoas com deficiência auditiva ou de oratória. O ensino da linguagem de sinais faz parte do projeto “Comunicação Inclusiva”, iniciado em 2007 para atender às necessidades de pessoas com deficiência auditiva. O projeto envolve terapias, ações de conscientização e o curso de Libras, que foi proposto após a identificação de situações em que pacientes especiais tinham dificuldade em se comunicar durante consultas ou tratamentos.

A professora Mariana Medeiros de Freitas explica que o processo envolve a interpretação de Libras para o português e vice-versa, por meio do oferecimento de cursos básicos e avançados para funcionários, além de básico para a comunidade, bem como o ensino de Libras para surdos que não sabem o idioma.

O projeto “Comunicação Inclusiva” evidencia a preocupação permanente do HEMC em investir na humanização do serviço à população. A iniciativa foi inclusive premiada. Gerido pela Fundação do ABC, o Hospital Estadual Mário Covas recebeu os prêmios “Ideia Saudável” da Secretaria de Estado da Saúde e “Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência” da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, respectivamente, em 2010 e 2011.