Hospital Municipal Antonio Giglio de Osasco terá nova UTI com 8 leitos

Publicado em: 29/05/2015

O Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio inicia na próxima segunda-feira (1º de junho) as internações em nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. Com 8 leitos, a ala servirá de retaguarda para pacientes atendidos no pronto-socorro. Parceria entre Prefeitura e Fundação do ABC, o equipamento de saúde passará dos atuais 12 leitos de UTI adulto para 20 – acréscimo de 66%. Somados mais 8 leitos de UTI Pediátrica, a unidade contará com total de 28 leitos destinados à Terapia Intensiva.

“Além de aumentarmos a capacidade geral de internação em Terapia Intensiva, vamos promover melhora significativa nos atendimentos do pronto-socorro, pois a nova UTI estará integrada e servirá de retaguarda para os pacientes do PS”, explica o superintendente do Hospital Antonio Giglio-FUABC, Dr. Alessandro Neves, que detalha: “Hoje os casos graves recebidos no pronto-socorro são direcionados à mesma UTI adulto geral do hospital e aguardam a liberação de leitos na sala de emergência. A partir de agora, com 8 novos leitos de retaguarda para o PS, esses munícipes serão melhor assistidos, direcionados mais rapidamente a uma ala que conta com assistência diferenciada e médico 24 horas”.

Ao reduzir o tempo entre a espera no pronto-socorro e a internação na UTI, a sala de emergência também será beneficiada, com acréscimo na capacidade de atendimento e melhora do fluxo assistencial. “Hoje atendemos cerca de 700 pacientes por dia no Hospital Antonio Giglio. É um volume muito grande e precisávamos modernizar a gestão, reorganizar procedimentos e protocolos, a fim de melhorar a atenção aos munícipes e ampliar nossa capacidade. A abertura da nova UTI vai justamente ao encontro dessa nova filosofia de trabalho que a Fundação do ABC e a Prefeitura estão implantando em Osasco. Temos certeza de que, em curto prazo, a população que utiliza o hospital perceberá as melhorias”, garante o superintendente Alessandro Neves.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Além dos novos leitos de UTI destinados à retaguarda do pronto-socorro, outra medida que tem sido fundamental na melhoria do atendimento à população é o Protocolo de Manchester – sistema internacional usado em 19 países para classificar os usuários de acordo com a gravidade do quadro clínico.

O novo sistema de classificação de risco foi implantado na metade de maio, tanto no pronto-socorro adulto quanto no infantil. Considerada ação prioritária pela nova Diretoria do hospital, a medida visa garantir que pacientes em sofrimento intenso, com risco de morrer ou com quadro clínico agravado sejam atendidos primeiro.

Dessa forma, os pacientes são pré-avaliados e classificados por cores, de acordo com a gravidade. Casos com a cor vermelha são gravíssimos e o atendimento é imediato. Em seguida, a prioridade é dos muito urgentes, de cor laranja, que sinaliza pacientes graves, com risco significativo e que devem ser assistidos o mais rápido possível. O terceiro nível é o das situações urgentes, de gravidade moderada e sem risco imediato, seguido pelos pouco urgentes (verde), que têm condições de aguardar atendimento, assim como os não urgentes (azul), que também podem esperar ou procurar uma Unidade Básica de Saúde.