Publicado em: 06/11/2025

Equipes da Prefeitura e do Hospital mostram certificado (foto: Divulgação/PMMC)
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Prefeito Waldemar Costa Filho, gerido pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, recebeu novamente o certificado ‘Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho de UTI’, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions. O anúncio foi feito em 5 de outubro pelo prefeito em exercício Téo Cusatis durante visita à unidade, com a presença da secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, do secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, da diretora-geral do Hospital, Amanda Corrêa da Cruz, da diretora técnica, Silvana Kesrouani, do coordenador da UTI, Gustavo Bittencourt, e do diretor assistencial, Leandro Carvalho.
“Essa conquista reflete o comprometimento e a competência das equipes do Hospital Municipal, que trabalham diariamente para garantir o melhor atendimento aos mogianos. É um reconhecimento que reforça o nosso compromisso com uma saúde pública de qualidade, eficiente e humana”, destacou o prefeito em exercício Téo Cusatis.
O selo integra o Projeto UTIs Brasileiras, considerado o maior registro epidemiológico de unidades de terapia intensiva do mundo, que contou com a participação de 800 hospitais públicos e privados de todo o País. Para receber a certificação, as instituições precisam gerenciar seus indicadores de qualidade e desempenho conforme as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, avaliando critérios como tempo médio de internação e utilização de recursos assistenciais.
“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho técnico, responsável e humano, que prioriza a segurança e o cuidado com os pacientes. A Prefeitura de Mogi das Cruzes segue investindo na qualidade dos serviços hospitalares, com foco em resultados que transformem vidas”, afirmou Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar.
O Projeto UTIs Brasileiras tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações que orientem políticas de saúde voltadas à melhoria do atendimento a pacientes críticos. A iniciativa estimula o uso de indicadores de qualidade na gestão das UTIs, contribuindo para aumentar a segurança dos pacientes em todo o território nacional.
Além do certificado, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi selecionado para participar do programa Gestão de Melhoria Contínua, realizado pela Epimed em parceria com a Fundação Internacional 101 Endowment Fund. O programa, com duração de 12 meses, busca promover eficiência operacional, qualidade do cuidado e resultado estratégico por meio da implementação de melhorias sustentáveis nos processos de atendimento.
Durante o programa, o hospital trabalhará na consolidação do gerenciamento de indicadores clínicos para melhorar a qualidade e segurança do paciente, além de otimizar recursos de saúde no atendimento a pacientes graves e reduzir eventos adversos. Ao final, caso atinja os critérios estabelecidos pelo 101 Endowment Fund, a instituição receberá um Certificado Internacional de Reconhecimento pela Gestão da Melhoria Contínua.
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes está sob gestão da Fundação do ABC desde junho de 2019. A unidade possui 91 leitos, sendo 10 leitos de UTI, e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. Localizado no Distrito de Braz Cubas, o hospital oferece serviços voltados para crianças e adultos, com atenção especial para pediatria e ginecologia especializada.
Em 2024, a unidade também conquistou a certificação ONA nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação, que atesta padrões de qualidade e segurança em serviços de saúde. As conquistas recentes reforçam o compromisso da instituição com a excelência no atendimento à população de Mogi das Cruzes e região.