Publicado em: 29/05/2024
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) recebeu nesta quarta-feira, 29 de maio, o selo interno, nível Bronze, do Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da Fundação do ABC. A unidade da Prefeitura tornou-se a primeira gerenciada pela FUABC a atender todos os critérios de avaliações e conquistar a certificação.
O selo bronze representa que o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes atende aos requisitos de qualidade no âmbito da Legislação e Documentação. O próximo passo será a busca pelo nível prata, de Gestão por Processos e Mapeamento de Riscos. Por fim, o selo Ouro, patamar mais elevado de qualidade, atesta a Gestão por Resultados.
Durante a solenidade de entrega da certificação, o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, reafirmou o compromisso da entidade com a alta qualificação e dedicação à saúde centrada no paciente. “Estamos em busca de acreditar todas as nossas unidades de saúde gerenciadas, e o selo interno foi pensado justamente para ser um apoio neste processo de implementação e aperfeiçoamento das práticas de qualidade”, afirmou. O dirigente destacou o Hospital de Mogi como um “equipamento de qualidade diferenciada” e congratulou a equipe local pela obtenção do selo, que considera “um prêmio para toda a sociedade”.
Amanda Correa da Cruz, diretora-geral do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, expressou orgulho pela conquista. “É uma grande satisfação para nós sermos a primeira unidade da Fundação do ABC a receber este selo interno de certificação. É uma conquista de todos os colaboradores da unidade, que se dedicam e trabalham dia após dia para avançarmos nas boas práticas, nas inovações e na implantação de protocolos cada vez mais eficientes. Este selo ratifica que estamos no caminho certo, o caminho da melhoria contínua e da qualidade”.
O evento no HMMC contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Dra. Rosângela Cunha, secretária adjunta de Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes, colaboradores da Fundação do ABC, equipes assistenciais do hospital, entre outros convidados, que puderam assistir a uma apresentação detalhada sobre os trabalhos desenvolvidos na unidade, realizada pela analista de Qualidade, Tatiana Seara.
“O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi uma das unidades-piloto que selecionamos para homologar o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC. Agradeço imensamente ao grupo gestor dessa unidade. Tivemos acesso irrestrito às áreas e documentos, visitamos todos os processos e essa imersão possibilitou uma avaliação completa e transparente da instituição”, destacou Gleice Girotto, gerente corporativa de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC. A dirigente completou: “O Programa de Corporativo e a ideia do selo interno de qualidade nos fazem acreditar que, cada um de nós, juntos, podemos deixar um legado na saúde pública, através de um modelo de assistência segura, humanizada e uma gestão de excelência nas unidades gerenciadas pela FUABC”.
O encerramento da solenidade foi marcado pela apresentação de uma iniciativa pioneira de destaque do HMMC, o Protocolo de Violência Sexual e Atendimento à Criança e ao Adolescente, enfatizando o compromisso do Hospital em qualificar os atendimentos e prestar assistência à saúde de excelência à população.
PROGRAMA DE QUALIDADE
Lançado em setembro do ano passado, o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC oferece suporte técnico às unidades de saúde gerenciadas para que estejam aptas a buscar acreditações de qualidade, assim como estimular o compartilhamento de experiências exitosas e boas práticas. Para isso, foram criados selos internos de avaliação de qualidade assistencial e administrativa instituídos pela própria Mantenedora, divididos em três níveis: Ouro, Prata e Bronze. A expectativa é de que as acreditações nacionais e internacionais das unidades de saúde sejam uma consequência da criação deste programa. O projeto conta com apoio da Presidência e da área de Governança Corporativa da Mantenedora.