Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é aprovado em certificação de qualidade ONA 1

Publicado em: 05/07/2024

Acreditação é destinada às instituições de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) acaba de ser aprovado no processo de acreditação para receber a certificação de qualidade ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação, instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. A entrega oficial será realizada no dia 16 de julho, na própria unidade, com representantes da ONA, Fundação do ABC e Secretaria Municipal de Saúde.

A acreditação ONA Nível 1 significa que a unidade cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. A metodologia ONA acredita em diferentes níveis (até 3), o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

O processo de avaliação para certificação da unidade teve início em março e durou dois meses. Com foco na segurança do paciente, o HMMC passou por análise minuciosa de uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) e por equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, entre as quais gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.

O reconhecimento contou com apoio da área de Qualidade da FUABC Mantenedora, que ofereceu suporte para atendimento às exigências da ONA e adequação de protocolos assistenciais. Para conquistar esse nível é necessária a identificação de processos definidos, mapeados e padronizados; sistema de indicadores de segurança e qualidade; elaboração de plano de objetivos e metas organizacionais; identificação de riscos e definição de mecanismos de controle.

“Receber a certificação nível ONA simboliza uma conquista coletiva da unidade, que premia o esforço e comprometimento de todas as equipes envolvidas nessa missão. Foi um processo árduo, mas de muito aprendizado e evolução. Continuaremos buscando, continuamente, a excelência na prestação de serviços em Saúde em benefício dos nossos pacientes”, celebra a diretora-geral da unidade, Amanda Correa da Cruz.

CEO da ONA, Dr. Fábio Gastal destaca a relevância da acreditação para a unidade hospitalar. “É um importante marco para o HMMC, pois assegura que o hospital segue os padrões necessários para garantir a segurança do paciente por meio da implementação de práticas que minimizam riscos e garantem a segurança durante todo o processo assistencial. O ambiente se torna mais seguro tanto para a equipe médica, fornecedores e pacientes. Sem dúvida é um passo importante para a jornada do paciente”.

Agora, o objetivo da unidade é alcançar novos níveis de certificação em qualidade. Em breve, o hospital espera celebrar o upgrade da certificação Nível 1 – “Acreditado” para o Nível 2 – “Acreditado Pleno”.

REFERÊNCIA

A Fundação do ABC assumiu em 26 de junho de 2019 a gestão do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Prefeito Waldemar Costa Filho, com objetivo de garantir a qualidade dos serviços, o cumprimento das metas contratuais e, principalmente, a prestação de atendimento resolutivo e humanizado. Instalado no Distrito de Braz Cubas, região de localização estratégica e privilegiada, o hospital reúne diversos serviços voltados para o atendimento de crianças e adultos, com atenção especial para pediatria e ginecologia especializada.

O HMMC presta serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza anualmente cerca de 76 mil consultas e atendimentos, 270 mil exames e procedimentos, 3.900 cirurgias e 7.200 internações.