Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é homenageado pelo combate à Covid-19

Publicado em: 03/05/2022

Unidade recebeu troféu de “Entidade Valorosa e Parceira”, entregue pelo SindHosp

 

Amanda Corrêa, Heloisa Molinari Calderon, Dra. Margarete Lima e Sadao Goto durante a entrega da premiação do SindHosp ao HMMC

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) foi homenageado recentemente pelo SindHosp, premiado com o troféu de “Entidade Valorosa e Parceira”. A honraria está sendo entregue desde o final do ano passado a instituições com atuação destacada no combate à Covid-19. Considerado o maior sindicato patronal da América Latina, o SindHosp é o sindicato que representa hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde no Estado de São Paulo.

O HMMC foi selecionado para a premiação em função da participação nas pesquisas do sindicato e “por manter a qualidade do trabalho, com assistência humanizada, durante a pandemia de Covid-19”.

“Reconhecemos que o seu estabelecimento de saúde foi fundamental para salvar vidas e contribuir com importantes informações sobre a pandemia em São Paulo. Com a sua colaboração nas pesquisas sobre a Covid-19, monitoramos a trajetória da pandemia, fornecemos dados para a tomada de importantes decisões pelo Poder Público e cooperamos para a organização dos serviços privados”, observou o presidente do Sindhosp, Francisco Balestrin.

Para a diretora-geral do HMMC, Heloisa Molinari Calderon, o troféu representa o reconhecimento do trabalho e dos esforços de todos os colaboradores do Hospital, que desde o início da pandemia é a referência municipal para casos de Covid-19. Até o começo de maio deste ano, Mogi das Cruzes registrou mais de 53,3 mil casos positivos da doença.

“Exatamente há 2 anos, em maio de 2020, o Hospital Municipal era transformado em Centro de Referência do Coronavírus. Com o avanço da pandemia, a unidade precisou ser completamente readequada para receber exclusivamente pacientes de Mogi e da região do Alto Tietê com Covid-19. Abrimos um pronto atendimento para casos suspeitos da doença, além de 176 leitos, sendo 76 de Terapia Intensiva (UTI) e 100 de Enfermaria. Somente no primeiro ano de funcionamento, contabilizamos 39 mil atendimentos e 2.300 internações, com mais de 650 profissionais envolvidos na assistência”, lembra Heloisa Calderon.

De acordo com a diretora-geral, os picos de atendimento ficarão para sempre na memória. “Tivemos taxas de ocupação que chegaram a 120%. A rotina era muito intensa e os profissionais trabalhavam no limite. Não tenho palavras para agradecer o empenho e a dedicação das equipes. Todos deram o melhor de si e, graças a essa união, conseguimos atingir nosso objetivo maior, de salvar vidas”.

A entrega do troféu de “Entidade Valorosa e Parceira” ocorreu em 25 de março, realizada pelo representante regional do SindHosp, Sadao Goto. Participaram a diretora-geral do HMMC, Heloisa Molinari Calderon, a diretora assistencial, Amanda Corrêa, e a diretora técnica, Dra. Margarete Lima.