Hospital Municipal de Mogi é referência para rastreamento da nova variante Ômicron

Publicado em: 17/12/2021

Principal polo de atendimento da Covid-19 no Alto Tietê, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes agora também é referência para o rastreamento da Ômicron. Pessoas com histórico de deslocamento ou contato com alguém que veio do continente africano, e sintomas do novo coronavírus, devem procurar o Pronto Atendimento 24 horas. O endereço é Rua Guttermann, nº 577, em Braz Cubas.

As amostras dos casos suspeitos são encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para sequenciamento e identificação da nova cepa. De acordo com o protocolo do Governo do Estado, devem ser coletadas amostras de passageiros e/ou aqueles que apresentarem “Termo de Controle de Saúde do Viajante da ANVISA” com histórico de deslocamento para África do Sul e demais países com transmissão sustentada de Covid-19 pela variante Ômicron, nos últimos 14 dias.

A coleta do material para análise (RT-PCR) deverá ocorrer entre o quinto e sexto dia após o desembarque para detecção precoce de casos. E, seja qual for o resultado, o paciente será orientado pelo isolamento social por 14 dias.

ROTINA

Os mogianos que apresentarem sintomas da Covid-19 sem histórico de deslocamento para o continente africano ou contato com alguém nessa situação podem continuar buscando atendimento nas unidades de referência ou UPAs 24 horas, dentro da rotina.

Todas as unidades de referência realizam uma triagem inicial e classificação de risco pelo enfermeiro, com objetivo de verificar os principais sintomas e sinais como pressão arterial, temperatura e oxigenação. Os principais sintomas do Covid-19 são febre, dor de cabeça, dor no corpo, coriza e falta de ar.