Hospital Municipal de Mogi das Cruzes organiza palestras sobre ‘Outubro Rosa’

Publicado em: 15/10/2021

 Unidade também arrecadará doações de absorventes, em apoio à campanha organizada pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes 

 

O mês de conscientização sobre o câncer de mama e a saúde da mulher terá programação especial para colaboradores e usuários do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC). Entre 18 e 22 de outubro a unidade promoverá um ciclo de palestras alusivo ao tema com palestrantes de várias áreas. Movimento internacional de conscientização para controle do câncer de mama, a campanha ‘Outubro Rosa’ foi criada em 1990 e é celebrada anualmente, com objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

Dia 18, às 15h, o enfermeiro Renato Mattos, que atua desde 2009 com pacientes oncológicos, abordará os aspectos da doença em palestra que reunirá convidados vestidos de tom rosa, em referência à campanha. No dia seguinte, às 10h, a advogada e presidente da ONG Recomeçar, Rosana Pieruccetti, falará sobre violência doméstica.

No dia 20, às 9h30, será a vez da consultora de imagem e estilo e especialista em Moda, Suellen Sartorato, que ficará a cargo de palestra sobre autoestima e autoimagem.

Fabíola Furlan, psicóloga clínica, psico-oncologista e especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde, ministrará palestra on-line sobre saúde psicológica da mulher, no dia 21, às 10h. A última atividade confirmada será conduzida pelo enfermeiro, coach de carreira e docente em Saúde, Elcio Tamagawa, no dia 22, às 15h, que abordará o tema “Metas & Sonhos”.

DOAÇÃO DE ABSORVENTES

O HMMC também aderiu à campanha de arrecadação de produtos de higiene menstrual (absorventes) para doação ao Programa Tia Chica, do Fundo Social de Mogi das Cruzes. Os funcionários podem fazer a doação entre os dias 4 e 31 de outubro. Os pontos de coleta ficarão localizados no corredor do refeitório e da administração.

A ação nasce de uma realidade pouco divulgada, porém com números alarmantes: segundo organizações não governamentais e empresas do setor, cerca de 23% de pessoas que menstruam no País não têm condições de adquirir absorventes todos os meses. Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que o direito à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

As doações também são recebidas na sede do Fundo Social (1º andar no prédio-sede da Prefeitura). Porém, em função da pandemia, a orientação é para que as pessoas façam contato prévio com o Fundo Social, pelo telefone (11) 4798-5143 ou e-mail fundosocial@pmmc.com.br.