Publicado em: 27/08/2021
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) promoveu nesta semana, dias 25 e 26 de agosto, com apoio do corpo clínico, uma capacitação para atualização científica sobre o infarto em tempos de Covid-19. O treinamento aconteceu em plataforma on-line, com estudo de casos, e focou na necessidade de os profissionais tomarem decisões em equipe quanto às medidas clínicas e observando o tempo necessário para melhores resultados.
As turmas foram abertas para cerca de 30 colaboradores por dia mas, diante do interesse da equipe, foram realizadas 141 inscrições de funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e auxiliares administrativos.
“Nosso objetivo é sensibilizar toda a equipe, desde a recepção até o profissional médico, deixando clara para todos os nossos colaboradores a importância da percepção imediata de sinais que o paciente pode apresentar em casos suspeitos do infarto, visando atendimento rápido para o melhor desfecho do caso”, explica a diretora-geral do HMMC, Heloísa Molinari Nascimento.
Embora o treinamento seja realizado em plataforma on-line, a unidade dividiu as equipes de plantão em grupos, no auditório e sala do pronto-socorro, para proporcionar maior engajamento dos profissionais na resolução do caso.
Além do apoio dos colaboradores do HMMC, a capacitação contou com a participação do cardiologista Pedro Duccini, médico diretor de Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) e Basic Life Support (BLS) / American Heart Association, além de chefe da cardiologia do Hospital Vivalle e chefe de plantão do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Ele atua como condutor do evento por meio de parceria com o Laboratório Boehringer Ingelheim.