Hospital Municipal de Osasco entrega reformas da UTI e da Sala de Emergência

Publicado em: 02/09/2016

O Hospital Municipal Central de Osasco (HMCO) entregou em 1º de agosto as reformas de uma das unidades de Terapia Intensiva e da Sala de Emergência. Desde então, os usuários da unidade passaram a contar com ambientes totalmente readequados e modernos, com infraestrutura de ponta, novos equipamentos e mobiliários.

Espaços foram totalmente modernizados, com troca da rede de gases medicinais, substituição de pisos e instalação de novos equipamentos

Espaços foram totalmente modernizados, com troca da rede de gases medicinais, substituição de pisos e instalação de novos equipamentos

Com 8 leitos, a antiga UTI ganhou novo piso e teve as colunas de sustentação recuperadas. Também houve substituição das réguas de gases medicinas por versões mais modernas, instalação de aparelho de ar condicionado, novas pias para o trabalho das equipes de enfermagem e área de prescrição médica.

Já a Sala de Emergência conta com 5 leitos e passou por troca de pia, gabinete e colocação de lavatório médico. Foi realizada a substituição de toda a rede de gases medicinais, a recomposição de colunas estruturais, instalações de bancadas e de novos pontos de energia, além da correção de instalações elétricas e inversão do ponto de hidrante para o lado externo.

Todos os procedimentos foram realizados conforme normativas estabelecidas e buscaram aumentar a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes, contribuindo de maneira importante para a diminuição do risco de infecção hospitalar.

“Identificamos problemas estruturais nos espaços físicos dos dois ambientes e precisávamos agir. Com a abertura da UPA Centro, em junho, e a transferência do pronto atendimento de urgência e emergência, foi possível realizar as reformas sem prejuízos ao atendimento da população”, explica o diretor geral do Hospital Municipal Central de Osasco, Dr. Alessandro Neves, que completa: “Hoje conseguimos oferecer aos usuários ambientes novos e totalmente adequados aos atendimentos realizados nesses setores, o que também beneficia os funcionários, que passaram a contar com infraestrutura moderna, novos mobiliários e equipamentos de ponta”.

As reformas da UTI e da Sala de Emergências do HMCO estão em sintonia com a legislação vigente e seguem a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 50, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre o “regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde”.