Publicado em: 31/01/2014
Medida segue diretrizes de humanização e beneficia tratamento de pacientes
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá inicia 2014 com mais intervenções que buscam o aperfeiçoamento da humanização no atendimento ao paciente e também aos visitantes. Depois de encerrar o ano passado com serviço de hotelaria reestruturado e com reforço na segurança, a unidade iniciou em janeiro o horário de visita ampliado. Antes com períodos e número de visitantes reduzidos, agora seis setores do hospital passam a receber visitantes e acompanhantes das 8h às 19h30. As áreas contempladas no novo formato são clínica médica, clínica cirúrgica, maternidade, pediatria, psiquiatria e UTI Neonatal.
A flexibilização do horário de visitas – válido também para a troca de acompanhantes – é mais um passo na direção do cumprimento de critérios de humanização e acessibilidade, visando a qualificar o relacionamento com o usuário respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde e da Política Nacional de Humanização. Além disso, proporciona a familiares e acompanhantes a chance de reaproximar o paciente de seu convívio social. A medida, porém, está vinculada ao cumprimento de determinadas regras para manutenção do bom funcionamento do hospital, como o respeito ao limite de entrada de dois visitantes por vez no leito, por exemplo.
Algumas áreas não estão inclusas no programa para preservar a segurança dos pacientes em quadros clínicos mais instáveis. São elas: as duas UTIs, a área amarela do pronto-socorro, a retaguarda do pronto-socorro e a emergência. Nestes setores, foi mantido o horário das 14h às 14h30.
A ampliação do tempo de permanência do familiar na unidade hospitalar gera, além do fortalecimento do vínculo afetivo, melhorias na reabilitação física e emocional durante o tratamento do paciente. O espaço hospitalar é percebido pelo doente e seu acompanhante como um lugar seguro quando os profissionais de saúde atuam como promotores de integridade da vida. Hoje a abertura da visita ampliada, já adotada em alguns hospitais pelo país, representa uma das formas mais seguras e humanizadas de investir na reabilitação e recuperação dos pacientes. “O programa também permite o acesso de crianças para visita, desde que com avaliação prévia do médico, enfermeiro e do serviço social, e favorece o atendimento aos familiares e amigos com redução de filas, sem tumultos e aglomeração”, explica Eliene de Paula Pinto, gestora do projeto e coordenadora do serviço de acolhimento, orientações e relacionamento com o usuário do Hospital Nardini.
DIVULGAÇÃO: Para controlar e organizar o fluxo da visita ampliada, o hospital está providenciando a compra de 1.250 crachás de identificação separados por cor e setores, o que ajudará, com auxílio dos controladores de acesso, a inibir a circulação desnecessária de visitantes pelos andares.
Para informar e sensibilizar os usuários da nova iniciativa, o hospital contratou três profissionais vinculadas à área de acolhimento que utilizam cartilhas explicativas para realizar abordagens e esclarecer as diretrizes do programa. O serviço de divulgação à população, que teve início em 13 de janeiro, será estendido pelos próximos três meses na recepção central da unidade.