Hospital Nardini de Mauá conquista Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022

Publicado em: 29/11/2022

Unidade gerenciada pela Fundação do ABC teve projeto sobre compostagem eleito entre os 15 melhores trabalhos de todo o País

 

Nardini foi premiado na categoria principal do PAMA 2022 pelo trabalho “Redução de impactos ambientais através de compostagem”

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Mauá, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini conquistou na manhã de hoje (29 de novembro) o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022 (PAMA). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que anualmente reconhecem as 15 melhores iniciativas desenvolvidas por instituições públicas e privadas de todo o País.

O Hospital Nardini foi premiado na categoria principal do PAMA 2022 pelo trabalho “Redução de impactos ambientais através de compostagem”. A solenidade ocorreu logo após a abertura do XV Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2022.

Em março deste ano, o Hospital Nardini recebeu a visita do professor Germano Guttler, do departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O docente é criador do Método Lages de Compostagem (MLC), que consiste no reaproveitamento de resíduos orgânicos, como sobras de frutas e verduras, para produção de adubo, jardins, canteiros e hortas. Desde então, a unidade da FUABC adotou a metodologia e tem engajado suas equipes nos processos internos de compostagem.

Durante a premiação, a analista de Meio Ambiente do Hospital Nardini, Eliesse Oliveira da Silva, lembrou que a unidade se tornou membro do PHS em 2013, quando assumiu o compromisso de trabalhar ações sustentáveis. “Em 7 meses de trabalho utilizando o Método Lages de Compostagem, foram mais de 9.000 quilos de resíduos orgânicos eliminados”, informou.

Hospital Nardini recebeu a visita do professor Germano Guttler em março deste ano

A analista de Meio Ambiente do Nardini também aproveitou a oportunidade para agradecer. “O professor Germano Guttler é um dos responsáveis pela nossa conquista. Ele visitou nosso hospital em pleno feriado de Carnaval para nos ajudar a implantar o método. Gratidão a ele e ao Departamento de Sustentabilidade da Fundação do ABC, que sempre nos apoia. Agradeço também à Diretoria do Hospital, em especial à Dra. Adlin Veduato, a maior apoiadora das ações sustentáveis aqui na instituição. Esse suporte nos dá ânimo, nos dá força para continuar buscando e desenvolvendo ações para a redução contínua de impactos ambientais”.

De acordo com Eliesse Oliveira da Silva, a partir de agora, os próximos passos em relação ao projeto serão na direção de ampliar o trabalho. “A lição aprendida com tudo isso é que o Método Lages de Compostagem é simples e qualquer pessoa pode fazer, sem custo e com muito benefício ambiental e econômico. Estamos fazendo com sucesso no Nardini e é gratificante. Buscaremos agora juntar mais pessoas. Tem muita gente querendo conhecer e desenvolver esse projeto em suas próprias casas. Precisamos mostrar que isso é totalmente possível”, informa a analista de Meio Ambiente, que completa: “O ponto chave do nosso projeto foi o fortalecimento do trabalho em equipe e a aproximação dos usuários, que mesmo após a alta médica retornavam para conhecer mais sobre o trabalho de compostagem. Já os nossos funcionários estão exercendo cidadania, desenvolvendo, plantando e compostando em suas casas”.

MÉTODO LAGES DE COMPOSTAGEM

O processo aplicado no Método Lages de Compostagem é muito simples. O professor Germano Guttler ensina as pessoas a fazerem, em casa, um vaso compostor em garrafa pet de 5 litros para reciclar o próprio lixo orgânico. As camadas de resíduos devem ser furadas, três vezes por semana, para receber oxigênio. Não é preciso irrigar. Após duas semanas, é possível plantar verduras, legumes, ervas, flores, entre outros, sobre as camadas.

O nome do método faz referência à cidade catarinense de Lages. Desde a criação, em 2013, a técnica vem sendo difundida em escolas da rede pública do município, residências, instituições e até em presídios. Com isso, milhares de resíduos orgânicos deixaram de ser despejados nos já sobrecarregados aterros municipais.

Na Fundação do ABC, além do Hospital Nardini, mais duas unidades estão desenvolvendo o Método Lages de Compostagem: o Centro Universitário FMABC e o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário.