Hospital Nardini é premiado pelo 2º ano consecutivo em evento sobre sustentabilidade

Publicado em: 25/09/2015

384_seminario_hospitais_saudaveis_nardini

Encarregada de Controle de Risco Hospitalar Ambiental do Nardini, Ecimara Santos, ao lado do coordenador Internacional e diretor de Projetos Globais da organização internacional Saúde Sem Dano (Califórnia – EUA), Josh Karliner, e da Assessora Administrativa Hospitalar, Mariana Nars

Assim como em 2014, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá foi premiado no Seminário Hospitais Saudáveis, organizado anualmente pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. A 8ª edição do evento ocorreu dias 1º e 2 de setembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A premiação foi concedida ao Nardini em reconhecimento dos benefícios da substituição de produto químico utilizado na desinfecção de aparelhos do ambulatório e também de materiais da Central de Materiais Esterilizados (CME). A troca reduziu o risco ocupacional aos trabalhadores, trouxe mais segurança ao paciente e estimulou economia financeira da instituição. Menção honrosa também foi recebida pela participação no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2015, do Governo do Estado, a partir do envio do projeto de gestão e gerenciamento de resíduos químicos perigosos.

A substituição do ortoftalaldeído pelo ácido peracético na desinfecção química dos materiais provocou redução de 46 litros/mês na geração de resíduos químicos lesivos. A substância utilizada antigamente, além de insalubre, comprova o relato de pacientes em estudos sobre complicações por contato dérmico ou de mucosa com o resíduo do desinfetante. Há ainda casos com formação de biofilme, espécie de conglomerado de bactérias e fungos, que aumenta substancialmente os riscos de contaminação. A economia financeira estimada após a substituição foi de R$ 4.000 por mês.

O estudo para consolidar a mudança foi iniciado pela Central de Materiais Esterilizados com a desinfecção de artigos inalatórios. Em seguida, o mesmo método foi adotado no ambulatório para desinfecção de aparelhos de endoscopia e colonoscopia. Todos os profissionais dessas áreas foram devidamente treinados pela equipe multidisciplinar.

A premiação mais recente do hospital vem ao encontro de inúmeras ações sustentáveis desenvolvidas pelo hospital desde 2013, especialmente após a nomeação da Comissão de Gerenciamento de Resíduos. “Nossa participação no Projeto Hospitais Saudáveis é mais uma oportunidade de firmarmos o comprometimento em desenvolver ações de promoção à Saúde Ambiental no ambiente hospitalar, garantindo simultaneamente maior segurança aos pacientes, trabalhadores e meio ambiente”, explica a responsável pelos projetos socioambientais do Nardini, Ecimara dos Santos Silva.

ADESÃO À REDE

Para aderir a PHS (Projeto Hospitais Saudáveis), o hospital optou por assumir e desenvolver nove objetos que compõem a Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis. Algumas iniciativas já foram consolidadas e outras constam no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, conduzido pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos da unidade. Nas metas também constam as tarefas de reduzir o consumo de recursos naturais de forma consciente, comprar e oferecer alimentos saudáveis de forma sustentável e promover descarte adequado de medicamentos. Em 2013, o hospital conquistou o selo ‘Amigo do Meio Ambiente’, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Entre as iniciativas sustentáveis já consolidadas no hospital estão a substituição dos termômetros e esfigmomanômetros de mercúrio (medidores de temperatura e pressão arterial, respectivamente); implantação do sistema de revelação de imagem diagnóstica digitalizada (sem uso de materiais químicos lesivos ao meio ambiente); implantação da coleta de materiais recicláveis (papel, plástico e papelão) e coleta de pilhas e baterias.