Hospital Nardini e unidades de Itatiba conscientizam sobre ‘Dezembro Vermelho’

Publicado em: 17/12/2021

Colaboradores do Hospital Nardini em evento sobre a campanha

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Nardini, em Mauá, promoveu palestras de sensibilização referentes à campanha Dezembro Vermelho, alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro. A ação foi realizada no auditório da unidade, e também de forma itinerante, nos dias 3 e 6 de dezembro, sob coordenação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade.

As atividades, conduzidas pela infectologista da SCIH, Dra. Fabíola Assis Ribeiro, envolveram 79 participantes e foram organizadas pelo enfermeiro do setor, Michel Faria Barros, especialista em SCIH.

A campanha Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas pelo HIV.

 

Decoração na ESF Nações, em Itatiba

ITATIBA

As 13 unidades de saúde de Itatiba, no interior de São Paulo, gerenciadas pela FUABC, realizaram palestras e discussões com a população sobre a conscientização do HIV/AIDS no dia 1º de dezembro. Na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) San Francisco 1, as dentistas Natália Buzolli e Ligia Cremonesi, e a auxiliar de saúde bucal Angela Nery Cesar, prepararam um evento para todos os pacientes da unidade. Foram oferecidos preservativos, kits de higiene e orientações sobre HIV/AIDS, Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP) e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP).

DADOS

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS foi criado com intuito de reduzir o preconceito contra a doença. Apesar da maior parte da população ter conhecimento sobre a forma de transmissão, a desinformação ainda gera discriminação contra os portadores. Por isso, a campanha ‘Dezembro Vermelho’ chama atenção para a doença infecciosa transmitida pelo vírus HIV. Conforme dados do Ministério da Saúde, 694 mil pessoas estão em tratamento no Brasil. Somente em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral. Com isso, o tratamento já chega a 81% das pessoas diagnosticadas com HIV em todo o País. Além disso, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, não transmitem o vírus e conseguem manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da AIDS.