Hospital Nardini encerra 2021 com 316 mamografias realizadas

Publicado em: 07/01/2022

Exame, oferecido desde 15 de dezembro, busca suprir demanda reprimida na cidade de Mauá

 

Para atender a uma demanda reprimida, a Prefeitura de Mauá comprou 5 mil mamografias e começou a oferecer o exame, pela primeira vez, no Hospital Nardini, no fim do ano passado. No primeiro mês em que o serviço foi disponibilizado foram atendidas 316 mulheres, cerca de 26 por dia.

O exame, somente para pacientes agendadas, é realizado de segunda a sábado, das 7h às 18h. Em janeiro de 2021 havia fila de 8 mil pessoas.

A iniciativa facilitou a vida das munícipes que necessitavam do serviço e tinham de fazê-lo em outras cidades. Antes da instalação do mamógrafo, elas passavam por consulta com médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) e eram encaminhadas para serviços de referência estaduais.

 

PREVENÇÃO

Entre os tipos de câncer, o tumor de mama é o mais comum entre as mulheres brasileiras. A principal via de prevenção é a mamografia, uma radiografia das mamas capaz de visualizar pequenas alterações que permitem descobrir o câncer em fase inicial. Além disso, o surgimento de um caroço no seio, seguido ou não de dor, deve chamar a atenção da mulher para a necessidade de buscar orientação médica. A pele da região pode ficar com o aspecto de casca de laranja e podem aparecer ínguas embaixo dos braços. Mas, nem todo caroço é sinal de um câncer de mama. Por isso é fundamental consultar um médico.

A verificação, feita pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do corpo. Porém, não substitui a investigação clínica. Caso a pessoa observe alguma alteração é recomendável procurar imediatamente o serviço de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia é indicada uma vez a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. Nos casos de pacientes com casos de câncer de mama na família, o médico pode pedir o exame mais cedo e com maior frequência.