Hospital Nardini ganha prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2013”

Publicado em: 06/09/2013

Prêmio da Secretaria de Estado da Saúde foi entregue durante “Seminário Hospitais Saudáveis”, dias 3 e 4 de setembro em São Paulo

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá acaba de conquistar o selo “Amigo do Meio Ambiente 2013” da Secretaria de Estado da Saúde. O prêmio foi entregue durante o “Seminário Hospitais Saudáveis”, realizado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, dias 3 e 4 de setembro. O evento é organizado anualmente pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e o Nardini concorreu em categoria com 65 projetos de hospitais de todo o Brasil. Do total, 15 foram contemplados com o selo. Trata-se do reconhecimento da Secretaria de Saúde aos prestadores de serviço de saúde do SUS de todo o país que desenvolvem iniciativas em sustentabilidade socioambiental.

O projeto inscrito pelo Hospital Nardini foi “Revelação de imagem diagnóstica digitalizada”, que substitui o material utilizado para impressão de exames de imagem – como raio-X e tomografia. A película tipo tela-filme, usada tradicionalmente nesses exames, foi substituída pelo sistema digital, que propicia visualização dos exames diretamente nas telas dos computadores do hospital. Quando necessária a impressão do exame, o processo ocorre em material semelhante ao papel fotográfico. Dessa forma, os tamanhos são padronizados, há maior precisão de resultados e os materiais deixam de ser impressos em películas ricas em chumbo e prata – danosas ao meio ambiente. A técnica também aumenta a rapidez do diagnóstico e reduz a geração de resíduos químicos radiográficos tão nocivos ao meio ambiente.

Em relação à técnica convencional, a radiologia digital possibilita diminuição da repetição dos exames dos pacientes e facilita o acesso da equipe de saúde aos exames anteriores. Com isso, também ocorre diminuição da frequência da exposição do usuário à radiação, garantindo mais segurança.

Após a troca da empresa prestadora do serviço de diagnóstico por imagem digital, no primeiro semestre de 2013, o Hospital Nardini alcançou economia de 43% nas impressões de imagens. Até o ano passado, eram utilizados no processo cerca de 280 litros de substâncias químicas por semestre.

O projeto do hospital contemplado com o selo foi elaborado pela assistente de projetos Ecimara dos Santos Silva, com respaldo da diretoria e superintendência. “Com esse prêmio podemos divulgar nossa preocupação com serviço de saúde sustentável e também tornar público o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na instituição”.

Projeto Hospitais Saudáveis

O Seminário Hospitais Saudáveis é resultado da parceria do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o Hospital Sírio Libanês e as organizações não governamentais Saúde sem Dano e Projeto Hospitais Saudáveis. Desde 2008, essa conferência anual é o evento mais importante no Brasil para discutir sustentabilidade no setor da saúde. Mais de 80 palestrantes nacionais e 20 palestrantes internacionais participaram do SHS desde a primeira edição.