Publicado em: 08/01/2016
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá consolidou no final de 2015 importante ação estratégica de promoção à saúde para a população usuária do serviço. A nomeação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), regulamentada pela Superintendência, ratificou a criação de medidas que visam qualificar as equipes assistenciais a gerenciar e evitar riscos que possam afetar ou agravar a saúde do paciente. O objetivo é estabelecer ações de gestão de risco para higiene das mãos, segurança cirúrgica, prevenção de quedas, segurança no fornecimento de terapias nutricionais enteral e parenteral, administração segura de vacinas, cuidados com a prescrição médica, uso e manipulação de medicamentos, entre outras ações.
Em 2013, a mídia repercutiu casos sequenciais de pacientes que vieram a óbito após profissionais de saúde terem infundido medicamentos errados – ou em doses incorretas – e até dietas nutricionais por meio de acesso venoso. A partir deste alerta, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou regulamentação que exige a criação e estruturação do Núcleo de Segurança do Paciente nos serviços de saúde público e privado. Os princípios que norteiam as novas diretrizes são a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde e a garantia de boas práticas de funcionamento do serviço.
No Hospital Nardini, o NSP funciona alicerçado em quatro comissões: Comissão de Infecção Hospitalar, Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Controle de Riscos Hospitalares e Ambientais e Risco Sanitário Hospitalar. Todas trabalham com representações das áreas médicas, enfermagem, farmácia, nutrição, serviço de apoio diagnóstico, área administrativa e serviço de higiene e limpeza. Apesar da oficialização recente do núcleo, diversas ações correlatas ao tema tiveram início em 2013, como a criação e validação de protocolos de segurança do paciente e monitoramento de seus indicadores. As reuniões do NSP ocorrem mensalmente e seguem normativas aprovadas em regimento interno.
“A segurança do paciente é uma questão estratégica e tem como objetivo identificar oportunidades de melhorias nos processos assistenciais. O Núcleo de Segurança do Paciente trabalha com a metodologia de identificar, corrigir e prevenir ocorrências que possam trazer danos aos pacientes. É uma responsabilidade de todos os envolvidos direta e indiretamente na assistência, mas antes de tudo precisa ser um compromisso da gestão”, disse a coordenadora do Núcleo de Proteção e Vigilância do Hospital, Ana Claudia dos Santos.
O órgão também está incumbido de capacitar profissionais para difundir medidas de prevenção e avaliar a qualidade e especificações técnicas de medicamentos e saneantes (produtos de limpeza usados na desinfecção de ambientes) adquiridos pelo hospital. Quedas de pacientes, infecções hospitalares e o agravamento da situação de saúde por falhas ocorridas durante cirurgias são exemplos que se enquadram como eventos adversos decorrentes da prestação de serviços de saúde. A intervenção, nestas ocasiões, demandará ao NSP a apuração, notificação do ocorrido e posterior reorientação de conduta técnica dos profissionais envolvidos.
Este conjunto de ações, mais do que trabalhar objetivos ligados à segurança do paciente, proporciona à população a possibilidade de ter acesso a medidas fundamentais de prevenção à saúde condizentes ao caráter regional do Nardini, hoje principal referência hospitalar para a microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A partir dessa força-tarefa treinada para combater e diminuir riscos à saúde do paciente, amplia-se a qualificação da assistência, cultiva-se maior vigilância dos problemas técnicos e assistenciais das equipes e possibilita a redução de agravos clínicos, infecções hospitalares e transmissões de doenças.