Hospital Nardini organiza atividades na Semana da Enfermagem

Publicado em: 20/05/2022

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP) do Hospital Nardini de Mauá organizou, entre 10 e 13 de maio, diversas atividades relacionadas à Semana da Enfermagem. A iniciativa é alusiva à data de 12 de maio, quando é celebrado mundialmente o Dia da Enfermagem. A abertura do evento contou com as presenças do prefeito Marcelo Oliveira, da diretora-geral do hospital, Dra. Adlin de Nazaré Veduato, e da gerente de enfermagem da unidade, Potira Juliana Ulbrich.

Os colaboradores puderam contar com serviços de quick massage, ou massagem rápida, com alunos do curso de Massoterapia e Estética do Centro Educacional ETIP; design de sobrancelhas e técnicas de terapia holística com profissionais convidados; além de aula de ritmos e dança urbana.

Já as conselheiras do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Maria Madalena Leite e Márcia Rodrigues, ministraram palestra com o tema “Uma voz para liderar: investimento na Enfermagem em respeito aos seus direitos para garantir a saúde global”.

“Esta ação foi realizada para valorização dos profissionais da Enfermagem, visto que são fundamentais para o cuidado dos pacientes e munícipes da nossa cidade. Inúmeras atividades foram realizadas com sorteios de brindes para agradecer o compromisso destes colaboradores com a saúde da nossa região. Parabéns a todos. Vocês fazem a diferença”, disse a gerente de enfermagem do hospital, Potira Juliana Ulbrich.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Dias 5 e 6 de maio o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Nardini, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP), promoveu a Campanha de Higienização das Mãos de 2022. Ao todo, participaram da ação 358 colaboradores. Este ano o tema global da campanha, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi “Unidos pela Segurança: higienize suas mãos” (ou Unite for safety: clean your hands).

A ação itinerante percorreu diversos setores do hospital e contou com a divulgação de dinâmicas interativas que ensinaram, de forma bem humorada, os cinco passos para higienização das mãos, treinamentos específicos e boas práticas que garantem a assepsia correta antes e após o contato com pacientes.

“No contexto de pandemia, a higienização das mãos exerce papel essencial, já que é uma das melhores maneiras de evitar a transmissão da Covid-19. Apesar de ser um hábito simples e comum do cotidiano, exige uma técnica adequada e algumas precauções para conseguir ser eficaz na prevenção de doenças. Desta forma lúdica, com painel, brindes e dinâmicas, buscamos mobilizar todas as nossas equipes para essa causa tão importante na rotina de salvar vidas”, disse o enfermeiro do SCIH, Michel Farias Barros.