Hospital Nardini participa de Congresso Brasileiro de Psiquiatria

Publicado em: 22/12/2016

Os médicos residentes do segundo ano do programa de Residência Médica em Psiquiatria do município de Mauá, que atendem no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e na Rede Municipal de Saúde, participaram do XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado entre 16 e 19 de novembro no Transamérica Expo Center, na Capital.

A médica residente Ana Cláudia Veneziani, que apresentou trabalho no Congresso Brasileiro de Psiquiatria

A médica residente Ana Cláudia Veneziani, que apresentou trabalho no Congresso Brasileiro de Psiquiatria

O trabalho apresentado foi produzido pela médica residente Ana Cláudia Veneziani, sob supervisão do coordenador do programa, Dr. Adiel Rios, e avaliou a presença de sintomas depressivos nos cuidadores dos pacientes internados na enfermaria do hospital. Durante o estudo, foi identificada alta prevalência de sintomas depressivos nos cuidadores de portadores de doenças mentais, o que sinaliza a necessidade de implantação de medidas preventivas focadas nesta população. Esta foi a primeira vez que o município teve trabalho aprovado no congresso. “Estes dados reforçam a necessidade de qualificar o cuidado não só do paciente internado, mas também de toda a família. Foi uma experiência enriquecedora. Permaneceremos estimulando a participação dos médicos residentes nestes encontros científicos com foco na reinserção social e qualificação da assistência ao usuário”, comenta Dr. Adiel Rios. O programa de residência médica em Psiquiatria de Mauá completa o terceiro ano e já desponta como uma das primeiras opções escolhidas por quem presta o processo seletivo via Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo.

NOVA ÁREA

Com capacidade para 20 leitos, sendo 10 femininos e 10 masculinos, a área de Saúde Mental do Hospital Nardini foi entregue reformada e ampliada em janeiro de 2016 e é destinada a pacientes com quadro de dependência química ou transtornos mentais. A unidade é referência para atendimento de pacientes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A reestruturação, que seguiu as diretrizes da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e custou R$ 230 mil aos cofres municipais, oferece aos usuários ambiente acolhedor, que possibilita à equipe trabalhar de forma mais aprofundada o conceito de reinserção social dos usuários.

Na unidade, os pacientes são diariamente acompanhados por equipe multiprofissional composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social, além de passarem por atendimentos nos CAPSs (Centro de Atenção Psicossocial) do município. Entre janeiro e outubro deste ano, o hospital registrou 4.350 atendimentos no pronto-socorro de Psiquiatria e 460 internações.