Hospital Nardini reestrutura serviço de capelania

Publicado em: 28/09/2022

Voluntárias visitam pacientes nos leitos para levar conforto espiritual e solidariedade – Foto: Evandro Oliveira/PMM

O Hospital Nardini, em Mauá, está reestruturando o serviço de capelania na instituição, que ficou desativado durante o período mais crítico da pandemia. Trata-se de uma atividade ecumênica e de humanização realizada por equipes voluntárias. O trabalho consiste em visitas aos enfermos com o intuito de proporcionar bem-estar, levar solidariedade e conforto espiritual, respeitando as convicções religiosas de cada indivíduo.

A ação é uma importante aliada no tratamento e na recuperação de pacientes pela ótica de que as crenças religiosas e espirituais podem ter influência na saúde mental e física dos internados. A capelania será realizada somente nas enfermarias da clínica médica, cirúrgica e retaguarda do pronto-socorro, em razão das características destes setores.

Antes do início da atividade, as agentes de capelania passaram por treinamento que incluiu desde ética até conceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são acompanhadas pela equipe interdisciplinar.

O serviço de capelania não exclui o direito dos pacientes à assistência religiosa, assegurada pelo artigo 5º, inciso VII da Constituição Federal e pela lei nº 9.982 de 14/07/2000, acatadas as normas internas do hospital e desde que ocorra em comum acordo com os internados ou com seus familiares, no caso de doentes que não estejam mais no gozo de suas faculdades mentais.