Em Mauá, Nardini registra 20% de taxa de ocupação nos leitos de UTI Covid-19

Publicado em: 06/08/2021

Dos 40 leitos Covid-19 de Terapia Intensiva da unidade, apenas 8 estão ocupados; índice é o mesmo na ala de Enfermaria, que conta com 30 leitos

 

Foto: Evandro Oliveira/PMM

O município de Mauá entrou em agosto com queda expressiva na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19. O Hospital Nardini, que dispõe de 40 leitos de UTI para tratamento da doença, tem atualmente apenas 20% de ocupação – ou 8 leitos. Mesma porcentagem de ocupação dos 30 leitos de Enfermaria destinados aos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Trata-se dos menores índices registrados este ano.

Situação bem diferente da de janeiro, quando Mauá atingiu pela primeira vez 100% de taxa de ocupação de UTI, enquanto a média mensal ficou em 80%.

No auge da segunda onda da pandemia, em março deste ano, a cidade chegou a registrar 93% de ocupação nos leitos de Terapia Intensiva. A diminuição na taxa ocupação também ocorre nos leitos de Enfermaria. Atualmente, 13 dos 40 oferecidos pelo município estão com pacientes.

No início do ano, devido ao aumento dos casos de Covid-19, a Prefeitura ampliou a capacidade de atendimento da rede. O Hospital Nardini passou a ter 40 leitos de UTI e 30 de enfermaria. Para suprir a demanda, a Prefeitura ainda firmou convênio com o Hospital Sagrada Família e passou oferecer mais 20 leitos, sendo 10 de UTI e 10 de enfermaria.

Em 2020, Mauá tinha 38 leitos exclusivos para as internações de Covid-19. O hospital de campanha operou por pouco mais de três meses e com horário reduzido (das 7h às 19h) e os leitos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) não eram totalmente voltados à Covid-19. Atualmente, as quatro UPAs dispõem de 44 leitos de suporte ventilatório (destinadas a oferecer oxigênio para pacientes graves da doença), sendo 11 em cada unidade.

Além da baixa nas taxas de ocupação em UTIs, as iniciativas de enfrentamento à pandemia pela Prefeitura, como a testagem e as ações da Vigilância Sanitária para conter aglomerações, tiveram efeito na média móvel mensal de óbitos, que em três meses caiu 74% – 270 em março e 71 em junho. Em julho foram 47.

A campanha de vacinação tem refletido na redução do número de internações e no número de mortes pela Covid-19. Desde 19 de janeiro foram aplicadas mais de 300 mil doses.