Hospital Nardini vai reformar pronto-socorro e Emergência

Publicado em: 13/06/2014

A Prefeitura de Mauá recebeu o aporte de R$ 6,5 milhões do governo estadual destinado à reforma de dois andares do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, na Vila Bocaina. O anúncio da liberação da verba foi feito em maio do ano passado, quando o governador Geraldo Alckmin esteve em evento sediado no hospital. Com a liberação do recurso, a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, poderá dar sequência à contratação de empresa para execução dos trabalhos.

O uso do recurso compõe parte da estratégia de revitalização do equipamento de saúde para a viabilização de um novo Nardini. Tal estratégia conta ainda com outros recursos, como o aporte via emenda parlamentar da senadora Marta Suplicy, verbas do Ministério da Saúde oriundas da implantação das Redes de Atenção à Saúde e repasse de R$ 23 milhões anunciado em dezembro de 2013, pelo então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na ocasião do 59º aniversário de Mauá.

O novo projeto custeado pela verba estadual preconiza que todos os atendimentos de urgência e emergência do hospital ocorram na nova estrutura, incorporando o Acolhimento com Classificação de Risco em sua estrutura, humanizando o atendimento e garantindo eficiência do uso do recurso disponível.

Além disso, áreas serão completamente revitalizadas, entre elas a UTI do pronto-socorro e o ambulatório, com implantação de Hospital-Dia, bem como implantação de nova unidade de internação para retaguarda clínica de urgência, com 20 leitos, proporcionando cerca de 150 a 200 internações/mês. Com a reforma dos dois pavimentos, unidades de apoio como farmácia, nutrição, refeitório e laboratório também serão reestruturados. Já o setor administrativo, atualmente no 2º andar, será transferido para o 7º andar.

 

Impacto regional

Para o superintendente da unidade, o hospital tem reconstruído a relação com o munícipe da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “O Novo Nardini” vem sendo construído baseado em compromisso ético e de busca de eficiência para um atendimento universal e equitativo, integrado com a rede de saúde e alinhado às diretrizes do SUS. Essa reforma proporcionará avanço indiscutível nessa direção, proporcionando maior estrutura para o trabalhador e conforto e acesso aos usuários”, explicou o doutor Morris Pimenta e Souza.

Um dos desafios para a execução das obras é o compromisso de que em nenhum momento haverá suspensão do funcionamento do pronto-socorro. As fases de reforma respeitarão cronograma para que seja possível atender aos pacientes sem que haja aumento do risco assistencial pela reforma, garantindo o papel do Hospital Nardini enquanto equipamento hospitalar de referência microrregional.