Hospital Santa Cecília inicia atendimento ambulatorial com exames de tomografia e ultrassom

Publicado em: 20/08/2021

Objetivo é auxiliar o Governo do Estado na retomada de agendamentos eletivos que ficaram represados durante a pandemia

 

Serão feitos 100 exames de tomografia por mês

O Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília, gerido pela Fundação do ABC desde a inauguração em meados de abril, iniciou neste mês a realização de exames ambulatoriais de tomografia, com capacidade semanal de 25 exames. A partir de setembro, a unidade também passará a disponibilizar 20 exames de ultrassonografia por semana para pacientes que aguardavam agendamento desde o ano passado. Os procedimentos são ofertados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), operada pela Secretaria de Estado da Saúde, para pacientes residentes na região do hospital, localizado no Centro da Capital. A partir de setembro, portanto, a média será de 180 exames ambulatoriais por mês.

Parceria entre a FUABC e o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Santa Cecília é vocacionado exclusivamente ao atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19. Ao todo são 104 leitos, sendo 40 de terapia intensiva e 64 de enfermaria. Em função da recente queda nos índices de ocupação de leitos, o objetivo é aproveitar a estrutura hospitalar para agilizar a fila de espera por exames eletivos, considerados de menor urgência e que ficaram represados durante a pandemia.

Em cumprimento às medidas sanitárias e protetivas para garantir a segurança dos pacientes, a unidade criou um fluxo seguro para acesso aos exames em horários diferenciados da rotina de atendimento hospitalar, justamente para evitar grande circulação de pessoas. O acompanhante é orientado a aguardar em área externa, na sala de Visita Virtual. Já o paciente realiza a troca da máscara descartável na entrada e na saída, além de fazer a assepsia das mãos.

“Nossa estrutura permite este apoio e, portanto, as equipes permanecem à disposição do Governo do Estado para auxiliar na resolução das demandas da Saúde que se mostrarem necessárias, sejam relacionadas ao tratamento de pacientes com Covid-19 ou ao atendimento ambulatorial”, disse a diretora-geral da unidade, Dra. Sandra Gallo.