Instituto Alegria concluiu capacitação para colaboradores da área de RH

Publicado em: 23/01/2015

Dentro da proposta de capacitação permanente dos colaboradores da Fundação do ABC e mantidas, a Diretoria Executiva de Recursos Humanos da FUABC desenvolveu em parceria com o Instituto Alegria para um Mundo Melhor o “Curso de Humanização na Saúde e Relacionamento Interpessoal”. Realizado sempre as sextas-feiras, de outubro a dezembro, a iniciativa integrou o Programa de Desenvolvimento Institucional da FUABC, cuja finalidade é oferecer periodicamente ações que valorizem os funcionários e promovam o aprimoramento profissional.

Ao todo foram 60 participantes, divididos entre as turmas da manhã e da tarde. Os colaboradores representaram setores de RH da mantenedora, Faculdade de Medicina do ABC, Central de Convênios, Hospital da Mulher de Santo André, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá e de Praia Grande, Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo, Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano, Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá e Hospital Nardini de Mauá.

“O curso foi fantástico! Aprendi muito e a reflexão proposta englobou não somente o trabalho, mas a vida pessoal de cada um de nós. Foi uma experiência muito boa”, garante a colaboradora Suely Aparecida Januário Silva, coordenadora de Gestão de Pessoal do Hospital da Mulher.

Entre os temas abordados constaram “Oficina de humanização”, “Diagnóstico situacional”, “Linguagens colaborativas” e “Reuniões internas”, além de elaboração de relatório final. “A rotina do RH é muito intensa, com bastante cobrança e pressão para o cumprimento de prazos e tarefas. Por essa razão, considero que o curso com o Instituto Alegria foi extremamente importante, pois propôs a reflexão pessoal e profissional. Abriu espaço para que nossos colaboradores saíssem da rotina para pensar sobre o momento que estão vivendo, o que está bom e o que pode ser melhorado”, considera a diretora executiva de Recursos Humanos da FUABC, Caroline Saint Aubin, que acrescenta: “Espero que todos tenham conseguido aliviar um pouco a tensão do dia-a-dia e aproveitado essa experiência de reflexão e aprendizado”.

Durante o encerramento da capacitação, em 12 de dezembro, a diretora de RH da FUABC adiantou planos para novo curso direcionado à área em 2015, em busca de prosseguir no alinhamento entre as mantidas. “Vamos trabalhar com muita intensidade a integração entre os departamentos de Recursos Humanos da mantenedora e das mantidas, a fim de construirmos conjuntamente uma política de RH unificada para todo o grupo. Além disso, pretendemos avançar em várias frentes neste ano, entre as quais a de capacitação profissional, saúde e qualidade de vida do trabalhador, seleção de pessoal, plano de carreira e avaliação de desempenho”, enumerou Caroline Saint Aubin.