Instituto Emílio Ribas do Guarujá organiza evento gratuito sobre hepatites e leptospirose

Publicado em: 25/11/2016

Parceria entre a Fundação do ABC e o Governo do Estado, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá, organiza em 7 de dezembro (quarta-feira) nova edição do ciclo de palestras educativas, cujos temas em destaque serão “Hepatites” e “Leptospirose”. O evento das 9h às 12h terá lugar no campus Guarujá da Universidade UNAERP (Av. D. Pedro I, 3.300 – Enseada). São esperados cerca de 150 participantes, entre profissionais da área da saúde, estudantes, agentes comunitários e conselheiros de saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail palestras@emilioribasbs.org.br. Para o dia do evento, pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ciclo de palestras em 07/12 é destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde

Ciclo de palestras em 07/12 é destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde

O início dos trabalhos será marcado por mesa de discussão de casos clínicos, diagnóstico laboratorial e patologia. Participarão os especialistas Dr. Fernando Fonseca (coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Medicina do ABC e do ERII), Dr. Marcos Montani Caseiro e Dr. Gustavo Pasquarelli (ambos médicos infectologistas do ERII), e Odemir Batista (membro do Movimento Nacional de Combate às Hepatites Virais).

O ciclo de palestras terá sequência com mesa redonda, das 10h50 às 12h, sobre “Hepatites e Leptospirose”.

HEPATITES

A hepatite é uma doença silenciosa e pode ocorrer de diversas formas, sendo as mais comuns as ocasionadas pelos vírus A, B e C. O principal problema das hepatites é que normalmente são assintomáticas. Os pacientes infectados não costumam manifestar sinais no início do contágio e quando procuram tratamento geralmente a doença já está na fase crônica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em todo o mundo, 400 milhões de pessoas estejam infectadas pelos vírus da hepatite B e C – considerados os mais perigosos. No caso da hepatite B, além da principal via de transmissão – a sexual –, também existe a contaminação materno-fetal por esse vírus. O leite materno é outro transmissor, assim como secreções humanas como saliva, transfusões sanguíneas, compartilhamento de seringas e agulhas e demais meios em que ocorre o contato com o sangue. A vacina contra hepatite B é gratuita e abrangente a toda população.

Já a hepatite C tem como vias de transmissão mais comuns seringas e agulhas compartilhadas por usuários de drogas. Não existe vacina para hepatite C e o tratamento é medicamentoso. Entre as principais complicações causadas pelas hepatites B e C estão a hepatite crônica, insuficiência hepática, cirrose e câncer de fígado.

LEPTOSPIROSE

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem, principalmente, durante as enchentes. No Brasil, ocorre com maior frequência em áreas urbanas e regiões metropolitanas, onde condições sanitárias precárias e a alta infestação de ratos aumentam o risco de contrair a doença. O alto custo hospitalar, os dias de trabalho perdidos e o elevado grau de letalidade – até 40% dos casos graves podem levar ao óbito – demonstram a relevância do problema.

A doença é causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos. Outros animais, entre os quais bois, porcos e cães, podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. A SBI informa que o doente grave pode apresentar hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte. O tratamento inclui medicamentos e outras medidas, de acordo com os sintomas, e deve ser orientado sempre por um médico.