Instituto Emílio Ribas II, no Guarujá, celebra manutenção do selo de qualidade ONA

Publicado em: 19/04/2024

Unidade passou por avaliação neste abril e garantiu a permanência da acreditação ONA nível 1

 

Nos dias 15 e 16 de abril, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER2), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, recebeu a visita de avaliação para a manutenção da acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação, conquistada em setembro de 2023. Foram analisadas as oportunidades de melhorias apresentadas na última visita, tendo como resultado a inexistência de “não conformidades” para a manutenção da certificação.

A unidade segue como pioneira, sendo a primeira instituição de saúde 100% SUS (Sistema Único de Saúde) da Baixada Santista a receber esta certificação.

O IIER2 precisou comprovar que sustentou a qualidade e atendeu aos padrões definidos pela ONA reconhecidos internacionalmente. A metodologia ONA acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

Com foco na segurança do paciente, o IIER2 passou por avaliação minuciosa de uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) e por equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, entre as quais gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.

O IIER2 segue com o objetivo de buscar os mais elevados níveis de qualidade e espera, em breve, o upgrade da certificação Nível 1 – “Acreditado” para o Nível 2 – “Acreditado Pleno”.

REFERÊNCIA

A Fundação do ABC deu início à gestão plena do IIER2 em 2014. Hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade atende exclusivamente o Sistema Único de Saúde e recebe pacientes encaminhados dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites.

Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ecocardiograma, colonoscopia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).

Com foco em capacitação e treinamento constante das equipes técnicas, periodicamente a unidade organiza as tradicionais edições do “Ciclo de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para orientação e conscientização de funcionários e profissionais da Saúde da Baixada Santista.