Hospital Irmã Dulce qualifica cuidado com bebês na UTI Neonatal

Publicado em: 22/11/2018

Treinamento abordou protocolos e técnicas que devem ser respeitadas para proteger recém-nascidos

 

Evento reuniu médicos e enfermeiros das áreas de Pediatria e Neonatologia

No mês da Prematuridade, um treinamento com profissionais de saúde abordou todos os cuidados necessários aos bebês prematuros e recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande. Além da importância da amamentação e da atenção aos procedimentos na unidade, as equipes debateram estratégias para capacitar as mães com objetivo de dar prosseguimento ao atendimento em casa após a alta hospitalar. O evento ocorreu dia 14 de novembro.

O Método Canguru (técnica em que o bebê fica pele a pele com a mãe) e os benefícios da amamentação foram alguns dos assuntos expostos por auxiliares de Enfermagem, que atuam na assistência às mães. Segundo a auxiliar de enfermagem Mayara Rodrigues, quando o bebê tem alta médica é comum algumas mães ficarem desorientadas sobre como agir. “Algumas se sentem incapazes de cuidar do filho. O que nós fazemos é demonstrar que é possível prosseguir com o cuidado do bebê em casa”, disse.

A dificuldade para ordenha (como retirar o leite quando o bebê não consegue pegar o peito) foi outro aspecto abordado pela também auxiliar de enfermagem, Liliane Novais, que ainda destacou os riscos que os bebês correm quando o leite é substituído por leite industrializado. “Durante a internação, nossa orientação às mães é ressaltar a importância do leite materno para a continuidade do tratamento e melhora do bebê, falando ainda sobre os riscos que a criança corre quando não recebe as propriedades presentes no leite materno”, destacou.

Pediatra especialista em Neonatologia, Dra. Marilene Kiskissian Martins comentou os protocolos médicos que precisam ser respeitados para assegurar a eficácia do atendimento. “Entre os temas salientados, falamos do projeto COALA, cuja definição é: Controlando Oxigênio Alvo Ativamente e que tem como finalidade proteger os bebês da falta e/ou excesso de oxigênio ofertado”, observou.

Também pediatra com a mesma especialização, Dra. Daniela Gabbia enfatizou a necessidade da conscientização de todos os profissionais para o tema. “O excesso ou a falta de oxigênio pode acarretar danos irreversíveis ao recém-nascido”, advertiu.

Os demais protocolos e rotina do atendimento foram debatidos pelo enfermeiro Manuel dos Santos, que recebeu agradecimento especial no evento por sua atuação no setor.

A capacitação foi organizada pela enfermeira Fabiana Dourado, responsável pelo setor de Educação Continuada do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, sob coordenação da diretora de Enfermagem, Renata Meroti. O evento ainda contou com as participações da enfermeira Fernanda Silva Queiros Mendes – coordenadora do Setor Pediátrico, e da enfermeira Erica Bargas Neves Agrela, coordenadora da UTI Neonatal.