Publicado em: 30/07/2024
No dia 17 de julho as áreas de Educação Permanente e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) promoveram uma palestra em alusão à campanha Julho Amarelo, que simboliza o mês de luta contra as hepatites virais. A palestra foi ministrada pela médica infectologista do SCIH do HGC, Dra. Aline Lopes, que abordou a fisiopatologia, formas de contágio e prevenção das hepatites. A unidade é gerenciada pela FUABC em parceria com o Governo do Estado.
Ao término da palestra, o Núcleo de Atendimento de Infectologia de Carapicuíba (NAIC) realizou testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV para colaboradores, prestadores de serviço e acompanhantes. Os resultados foram disponibilizados em até 15 minutos, com sigilo absoluto.
A enfermeira do SCIH do HGC, Fernanda Perine, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Quando diagnosticadas no tempo adequado, as doenças são tratadas de maneira mais leve, sem grandes intervenções. Na maioria dos casos, o tratamento é feito com medicamentos orais, que têm ótima tolerabilidade e resposta. Por isso, é fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce para evitar complicações mais graves”, explica.
Além disso, o NAIC disponibilizou caixas com preservativos em pontos estratégicos de entrada e saída do hospital, permitindo que os usuários possam retirá-los livremente e como forma de incentivar ainda mais a prevenção.