JUNHO VERMELHO: Mês de Conscientização para a Doação de Sangue

Publicado em: 01/06/2023

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. É vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente: somos a única fonte de matéria-prima para uma transfusão e o suprimento adequado só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue. Em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, pode beneficiar vários pacientes com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Principais pré-requisitos para ser doador de sangue

  • Apresentar documento de identidade original com foto.
  • Homens podem doar a cada 60 dias (máximo de 4 doações por ano) e mulheres a cada 90 dias (máximo de 3 doações por ano).
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos).
  • Jovens com 16 e 17 anos também podem doar, desde que com o consentimento formal do responsável legal.
  • Peso igual ou superior a 50 quilos.
  • Comparecer ao posto de coleta bem alimentado.
  • Observação: não são aceitos doadores com gripe ou febre, mulheres grávidas ou amamentando, quem fez tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses, com comportamento de risco em relação à AIDS ou que contraíram hepatite após os 11 anos de idade. Outras orientações sobre doação, impedimentos temporários ou definitivos estão disponíveis no site da Fundação Pró-Sangue: www.prosangue.sp.gov.br.