Legado de liderança e gratidão marcam homenagem ao diretor do Emílio Ribas II

Publicado em: 07/11/2025

Após mais de 11 anos à frente da unidade no Guarujá, Dr. Reginaldo Reple Sobrinho encerra um ciclo de dedicação à saúde pública com reconhecimento da Fundação do ABC e dos colaboradores

 

Um evento carregado de emoção, gratidão e reconhecimento marcou a tarde do dia 3 de novembro no Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista. A Fundação do ABC prestou uma homenagem ao diretor-geral da unidade, Dr. Reginaldo Reple Sobrinho, que se despediu do cargo após mais de 11 anos de liderança ininterrupta.

Desde julho de 2014, quando a Fundação do ABC assumiu a gestão do IIER2, Dr. Reginaldo esteve à frente da instituição. Durante esse período, conduziu a unidade com ética, comprometimento e presença ativa no cotidiano do hospital. Ao longo do tempo, formou vínculos sólidos com a equipe e consolidou o Instituto como referência no cuidado com doenças infectocontagiosas na Baixada Santista.

Ao completar 75 anos, conforme previsto nos normativos institucionais da FUABC, o diretor encerra um ciclo de contribuições marcantes. A cerimônia de homenagem contou com a presença do presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes. “Fiz questão de estar ao lado do senhor, não no desligamento, mas no recomeço”, ressaltou o presidente. “Que esse vento que o Dr. Reginaldo trouxe permaneça aqui no hospital. Que seja o mesmo vento perfumado, o vento do amor, do carinho, da atenção. O vento da satisfação, da parte da vida que vocês traduzem todos os dias aqui no equipamento”.

Diretora de Gestão de Pessoas da FUABC, Nubia Secafem de Freitas também participou da homenagem e destacou a relevância da trajetória do Dr. Reginaldo. “Nós estamos aqui, em nome da Fundação do ABC, para agradecer ao senhor pela sua gestão ao longo de todos esses anos à frente do equipamento Emílio Ribas Baixada Santista. Os resultados só foram tão bons porque tiveram à frente um bom gestor. Uma liderança que soube conduzir esse barco com sabedoria, mesmo nos dias mais difíceis. Desejamos que o senhor continue levando adiante esse legado de inspiração, e que essa nova etapa seja repleta de conquistas e alegrias”, declarou.

A gerente de Recursos Humanos da unidade, Ana Cláudia Rocha – uma das profissionais mais antigas do Instituto –, também prestou homenagem ao diretor, em nome de todos os colaboradores, com palavras que traduziram o sentimento coletivo da equipe: “Hoje, nos reunimos para prestar uma justa homenagem. Com uma condução firme, presença constante e participação ativa, o senhor exerceu a liderança com ética e compromisso, promovendo o diálogo, fortalecendo vínculos e contribuindo de forma decisiva para o crescimento e consolidação do Instituto. Durante esses 11 anos, enfrentamos desafios, comemoramos conquistas e, acima de tudo, aprendemos o verdadeiro significado de trabalhar com propósito. Sua visão estratégica e o seu exemplo de integridade deixam uma marca que permanecerá viva em cada projeto, em cada conquista futura e em cada colaborador que teve o privilégio de compartilhar essa jornada com o senhor. Ao encerrar este ciclo, expressamos nossa admiração pelo legado construído, pelos valores cultivados e pelo profissionalismo que sempre pautou sua atuação. Nosso sincero muito obrigado”.

Dr. Reginaldo Reple Sobrinho

Em discurso emocionado, o próprio Dr. Reginaldo expressou palavras de agradecimento: “Eu quero agradecer, de coração, tudo o que vocês fizeram por mim aqui no hospital. Eu vou levar recordações aqui para o resto da minha vida. Como eu falei outro dia, vou levar um pedacinho de cada um comigo e guardar. A única palavra que eu posso falar para vocês nesse momento é gratidão pelo comprometimento, pelo carinho, e pelo profissionalismo que vocês sempre entregaram. Muito obrigado”.

A homenagem também teve um momento especial com a presença do médico e gestor público Dr. Geraldo Reple Sobrinho, irmão do Dr. Reginaldo. “O Reginaldo é um cara que batalhou a vida inteira. Em um momento da minha vida, ele me perguntou assim: você quer ser médico? Eu disse sim, é meu sonho! Então ele falou: você vai ser médico. E ele arcou com todas as minhas despesas, pagou tudo para que eu pudesse estudar. É essa pessoa maravilhosa que está se despedindo hoje. É uma etapa da vida e eu não podia deixar de fazer esse testemunho para vocês, da pessoa, do ser humano, que é o meu irmão Reginaldo”, compartilhou Dr. Geraldo.

Em outro momento da cerimônia, o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário, falou sobre o simbolismo do encerramento de ciclos e da importância de reconhecer histórias como a do Dr. Reginaldo. “As pessoas dizem que nós não somos feitos de carne e osso, mas sim de histórias. O importante é que essas histórias não se percam, que vivam conosco e se intensifiquem conosco. A história do Dr. Reginaldo é muito bonita, e ela permanece viva em cada um aqui. Não é uma história que termina”.

A emoção ficou visível nos olhares e nas palavras dos presentes, que prestaram uma despedida carinhosa a um profissional cuja história se entrelaça com a do próprio Instituto. O legado deixado por Dr. Reginaldo seguirá como referência de liderança com propósito, espírito coletivo e compromisso com a saúde pública.