Leptospirose, dengue e ISTs em mulheres são temas do 19º Ciclo de Palestras no Guarujá

Publicado em: 28/04/2023

Evento organizado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas II contou com cerca de 300 participantes no Teatro Municipal Procópio Ferreira

 

Dra. Bárbara Rhomberg, Dra. Adriana Machado, Dra. Claudia Bitar, Dra. Somnia Piraggini, Dra. Vera Lúcia de Souza e Enfa. Ana Silvia

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II da Baixada Santista realizou em 26 de abril a 19ª edição do “Ciclo de Palestras”, que abordou três temas de grande relevância para os municípios da região: leptospirose, dengue e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em mulheres. A atividade teve lugar no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no Guarujá.

As palestrantes foram a Dra. Somnia Marlene Cadogan Piraggini, médica infectologista e coordenadora das enfermarias do IIER-BS; Dra. Adriana Soares Araújo Machado, vice-prefeita de Guarujá e médica ginecologista e obstetra do Hospital Santo Amaro; e Dra. Claudia Carneiro Bitar, médica infectologista pediátrica do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Santos.

Foram discutidos os aspectos clínicos, manejo e tratamento das doenças. No encerramento, foi realizada a tradicional roda de perguntas, momento em que o público interage com os palestrantes para tirar dúvidas. Além das palestrantes, a mesa também foi composta pela Dra. Vera Lúcia de Souza, diretora técnica de Saúde do GVE de Santos.

Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre estudantes e profissionais da área da saúde, além de diversos representantes e autoridades de saúde da região metropolitana da Baixada Santista. Em representação ao Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e do Secretário Estadual da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, esteve a enfermeira Miriam de Almeida Andrade, Articuladora da Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde – DRS IV.

CAPACITAÇÃO

O Ciclo de Palestras é uma ação voltada fundamentalmente aos profissionais e estudantes da área da saúde, com o objetivo de disseminar os aspectos, atualizações e tratamentos das doenças infecciosas mais prevalentes.

Com mais de 7 anos de existência, cerca de 3.800 pessoas já passaram pelo evento. Tradicional na região, o Ciclo de Palestras busca reunir profissionais renomados e experientes para a condução das discussões, focando, principalmente, na atenção primária e visando a identificação precoce das doenças infecciosas, para a rápida abordagem terapêutica e, consequentemente, menor taxa de internação e mortalidade.

Dr. Gustavo Pasquarelli, Dra. Claudia Bitar, Dra. Adriana Machado e Dra. Somnia Piraggini