Maior congresso europeu de Cirurgia Vascular terá estudo brasileiro sobre prevenção de amputações

Publicado em: 13/02/2015

Professor Livre-Docente de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Sidnei José Galego acaba de ser convidado para ministrar aula no maior congresso europeu da especialidade, o International Symposium Charing Cross, que ocorrerá de 28 de abril e 1º de maio em Londres, na Inglaterra. O docente apresentará os resultados de estudo sobre tratamento endovascular contra isquemia crítica de extremidades – técnica que poupou a amputações de membros em cerca de 75% dos pacientes acompanhados no Hospital Anchieta, em São Bernardo. O trabalho contou com apoio da médica residente da disciplina, Dra. Lia Matos.

Apesar de recente, a pesquisa brasileira tem conquistado ampla repercussão internacional. Em novembro passado, por exemplo, o professor da Medicina ABC foi um dos palestrantes do maior congresso americano de Cirurgia Vascular, o VEITH Symposium, realizado em Nova York. Neste 2015, além de Londres, Dr. Sidnei Galego assumiu compromisso para nova aula nos Estados Unidos e foi convidado para evento da especialidade na Alemanha.

MAIS SEGURANÇA

A isquemia crítica de extremidades caracteriza-se pela falta de circulação sanguínea nas extremidades – principalmente nos membros inferiores. O problema resulta na formação de feridas e gangrenas, que colocam em risco a manutenção do membro acometido. A principal causa é a aterosclerose, ocasionada por doenças comuns relacionadas ao estilo de vida, entre as quais hipertensão arterial, colesterol e triglicérides altos, assim como diabetes e tabagismo.

“O tratamento endovascular é minimamente invasivo, o que permite ser aplicado com maior segurança nesses pacientes de alto risco”, explica o docente da FMABC e coordenador da pesquisa, Sidnei José Galego, que acrescenta: “Sob anestesia local, introduzimos stents cirurgicamente a partir de cateteres e sondas, com intuito de desobstruir os vasos entupidos. A taxa de sucesso no salvamento de membros com esse tratamento girou em torno de 70% a 75%. Acompanhamos mais de 50 pacientes no Hospital Anchieta pelo período de um ano”, detalha o professor da Medicina ABC, lembrando que, além dos bons resultados, a técnica oferece recuperação mais rápida do que o tratamento convencional de revascularização – popularmente conhecido como ponte de safena.

EVENTO EM NOVA YORK

Além da FMABC, pouquíssimos estudos da América Latina foram aprovados para apresentação oral no VEITH Symposium de Nova York, em 2014. Pesquisas do Hospital Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal de Minas Gerais estiveram entre os representantes nacionais.

Em forma de pôster, o único trabalho brasileiro no evento norte-americano também foi coordenado pelo Dr. Sidnei José Galego, realizado por meio de parceria entre FMABC, Hospital Brasil e Hospital 9 de Julho. “Competimos com pôsteres de todo o mundo. Trata-se de trabalho que também detalha os resultados de estudo sobre tratamento endovascular contra isquemia crítica de extremidades, porém, nesse caso utilizamos um tipo de stent revestido para tratar os pacientes”, revela o cirurgião vascular.