Maior simpósio de pesquisa do ABC tem mais de 400 trabalhos inscritos

Publicado em: 28/10/2016

Sete das principais instituições de ensino superior do ABC estiveram juntas em 27 de outubro para a 5ª edição do Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. Trata-se do maior evento do gênero na região, que neste 2016 contabilizou 426 trabalhos inscritos. Com sede na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, a iniciativa é fruto de parceria entre as universidades Federal do ABC (UFABC), Metodista de São Paulo (UMESP) e Municipal de São Caetano do Sul (USCS), dos centros universitários do Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá), da Fundação Santo André (FSA) e da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), além da anfitriã deste ano, a FMABC.

Com objetivo de aproximar instituições de ensino do Grande ABC, o evento científico e interdisciplinar ocorreu das 8h às 17h, com inscrições gratuitas no local. Além de palestras, houve sessão de pôsteres e apresentações orais, definidas a partir de seleção de resumos previamente submetidos. Os trabalhos foram divididos em quatro eixos temáticos principais, contemplando as áreas do conhecimento de Educação, Exatas e Engenharias, Saúde e Biológicas, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Participaram da cerimônia de abertura o diretor geral e o coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da FMABC, respectivamente, Dr. Adilson Casemiro Pires e Dr. Caio Parente Barbosa, o reitor do Centro Universitário FEI, Dr. Fábio do Prado, a Pró-reitora de Pesquisa da UFABC, Dra. Marcela Sorelli Carneiro Ramos, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FSA, Dr. Maurício Bernardino Magro, a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da USCS, Dra. Maria do Carmo Romeiro, e a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Metodista, Dra. Rosemeire Aparecida Bom Pessoni, representando o reitor em exercício Fábio Botelho Josgrilberg.

“O intuito do simpósio é promover a interação entre os estudantes e também entre professores, a partir do incentivo ao intercâmbio de conhecimentos e ao permitir a realização de trabalhos colaborativos. Sediar uma atividade como esta é motivo de orgulho para a FMABC”, considera a vice-coordenadora e orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Bianca Alves Vieira Bianco.

Já o diretor geral da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, agradeceu a participação dos estudantes, ressaltando o grande número de trabalhos inscritos. “É uma grande honra para a Medicina ABC sediar um evento tão importante. Recebemos mais de 400 trabalhos neste ano e não tenho dúvidas de que essas pesquisas contribuirão para a melhora da saúde e da qualidade de vida da população da região”, afirmou Pires.

INTEGRAÇÃO REGIONAL

As sete instituições organizadoras contam com programas de pós-graduação e realizam pesquisas importantes nas áreas em que atuam. O simpósio possibilita reunir em um mesmo evento todo o potencial de pesquisas em desenvolvimento separadas por área de interesse, além de permitir aproximação com o setor produtivo da região, fomentando novas cooperações de pesquisa com benefícios mútuos.

“Nossa ideia é aproximar a pesquisa da indústria, tanto a pesquisa básica como a pesquisa aplicada, o que ajuda muito no desenvolvimento da região. Além disso, ao longo dos anos o simpósio tem se mostrado fundamental como meio de integração entre as instituições de ensino do Grande ABC”, ressaltou Dr. Caio Parente Barbosa, coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da FMABC.

Na solenidade de abertura do simpósio, Maria do Carmo Romeiro, Rosemeire Aparecida Bom Pessoni, Maurício Bernardino Magro, Adilson Casemiro Pires, Fábio do Prado, Marcela Sorelli Carneiro Ramos e Caio Parente Barbosa

Na abertura do simpósio, Maria do Carmo Romeiro, Rosemeire Aparecida Bom Pessoni, Maurício Bernardino Magro, Adilson Casemiro Pires, Fábio do Prado, Marcela Sorelli Carneiro Ramos e Caio Parente Barbosa