Mais de 3 mil mulheres saem da fila de espera da mamografia no ABC

Publicado em: 28/06/2017

Carreta do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, ofereceu exames gratuitos para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

 

No primeiro semestre deste ano, Santo André, São Bernardo e São Caetano fizeram, juntas, 3.162 exames de mamografias pelo Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, de acordo com dados divulgados pelas prefeituras. A Carreta da Mamografia fez trabalho itinerante nas cidades do ABC com foco no diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que mata anualmente quase 15 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Em São Bernardo, serviço foi oferecido por 45 dias no bairro Assunção e na Vila São Pedro, com 1.500 exames realizados

Em Santo André, o veículo ficou estacionado por três semanas no mês de abril, na Praça do Carmo, no Centro, onde 675 mulheres passaram pelo procedimento gratuitamente. Já em São Bernardo, onde o serviço foi oferecido por 45 dias no bairro Assunção e Vila São Pedro, o número foi o maior dos três municípios: 1.500 exames, de acordo com a Prefeitura. “Podemos dizer que essa foi mais uma vitória para a Saúde de São Bernardo. Conseguimos trazer o equipamento para a nossa cidade e cuidar da saúde de 1.500 mulheres. O diagnóstico precoce é o melhor tratamento que existe e a Prefeitura tem como meta continuar cuidando de todos os moradores”, disse o prefeito Orlando Morando. As pacientes diagnosticadas com nódulos ou suspeita de câncer de mama foram encaminhadas para tratamento no próprio município, com apoio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).

Em São Caetano, a carreta se despediu da cidade em 19 de junho, após permanecer por 31 dias estacionada nas imediações da Praça Luiz Tortorello, no bairro Santo Antônio. Ao todo foram 987 mamografias.