Mapeamento de processos e riscos é tema de 3ª Oficina de Qualidade da FUABC

Publicado em: 23/02/2024

Evento reuniu cerca de 30 profissionais para compartilhar boas práticas e padronizar processos

 

A gerente corporativa de Projetos e Qualidade da FUABC, Gleice Girotto, comandou a reunião

Em cumprimento ao cronograma de atividades divulgado no ano passado, a Diretoria Executiva de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC organizou em 7 de fevereiro a terceira Oficina de Qualidade junto às unidades gerenciadas. O encontro, vinculado ao Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da Mantenedora, ocorreu na sala de videoconferência do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, e reuniu cerca de 30 profissionais das unidades que atuam na área. O tema da oficina foi mapeamento de processos e riscos.

Ao todo, representantes de 13 unidades gerenciadas pela FUABC apresentaram resultados de iniciativas — concluídas ou em andamento — que foram ou estão sendo desenvolvidas nos serviços de saúde e que já agregaram melhorias às rotinas de trabalho nas áreas assistencial ou administrativa por meio do uso da ferramenta proposta aos participantes para mapeamento dos processos. O objetivo é estimular o compartilhamento de boas práticas entre os serviços e padronizar orientações a partir de critérios técnicos supervisionados pela área de Qualidade da FUABC.

Foram apresentadas ações relacionadas à diminuição de faltas, suspensões e cancelamentos de cirurgias; controle de infecção ligada ao uso de cateter venoso central; revisão e adequação da comunicação intersetorial; redução de tempo de espera para entrega de órteses e próteses aos pacientes; redução de tempo de espera para agendamento de consulta médica de retorno; qualificação das notificações de eventos adversos; implantação de software de gestão em saúde; queda da taxa de reinternação em ala de terapia intensiva, entre outras iniciativas.

Após a apresentação das unidades, a gerente de processos do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), Elaine Rocha, ministrou uma palestra sobre o tema desta terceira oficina: mapeamento de processos e riscos aplicados aos serviços de saúde. A metodologia e as matrizes apresentadas permitem a padronização de processos de trabalho e a identificação de pontos críticos, a fim de promover aumento da qualidade e eficiência no serviço prestado.

Por fim, as equipes foram divididas em cinco grupos para entrega de exercício sobre a construção de um SIPOC, ferramenta de qualidade em formato de diagrama que auxilia no mapeamento de processos internos. Do inglês, a sigla significa Supplier (Fornecedor), Input (Entrada), Process (Processo), Output (Saída) e Customer (Cliente).

HOMOLOGAÇÃO DO SELO

A gerente corporativa de Projetos e Qualidade da FUABC, Gleice Girotto, formalizou agradecimento às unidades que participaram do projeto-piloto do Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC, casos do Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, AME Sorocaba, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e Ambulatório da FMABC. “Testamos e homologamos o nosso Selo Interno de Qualidade da Fundação do ABC junto à Presidência e ao Conselho de Curadores. Foram utilizados e aplicados mais de 900 critérios técnicos. Foi uma experiência muito rica e estimulante. A partir de agora, somos a primeira Organização Social de Saúde (OSS) do Brasil que possui um selo interno de Qualidade próprio, graças ao empenho de todo o grupo”, celebra Gleice, que destaca a relevância das atividades em grupo como ferramenta de melhoria contínua. “As oficinas têm contribuído amplamente para ampliarmos o conhecimento, a divulgação e o aperfeiçoamento de nossas práticas em gestão de saúde. Permanecemos à disposição das unidades para construirmos progressos com foco em eficiência, segurança e otimização de recursos”, finaliza.

Durante o projeto-piloto, foram identificadas diversas boas práticas replicáveis que estão em fase de estruturação para serem divulgadas aos demais serviços por meio de um Comitê de Qualidade com representantes de todos os contratos gerenciados pela FUABC. O agendamento da primeira reunião deste comitê será comunicado em breve a todas as unidades.

A oficina contou com a participação da coordenadora corporativa de Qualidade, Karen Amaral; do analista de Qualidade, Carlos Roberto Vieira David; e da analista administrativa, Milena Santos.

O PROGRAMA

O objetivo do novo Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC é dar suporte técnico às unidades de Saúde para que estejam aptas a buscar acreditações de qualidade, assim como estimular o compartilhamento de experiências exitosas e boas práticas. Para isso, foram criados selos internos de verificação de qualidade assistencial e administrativa instituídos pela própria Mantenedora. A expectativa é de que as acreditações nacionais e internacionais das unidades de Saúde sejam uma consequência da criação deste programa. O projeto conta com apoio da Presidência e da área de Governança Corporativa da Mantenedora.