Mattel/Fisher-Price entrega nova brinquedoteca a crianças com câncer

Publicado em: 20/03/2015

A partir da parceria entre o curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC e a empresa Mattel/Fisher-Price, crianças com câncer em tratamento no Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC acabam de ganhar importante espaço de lazer. Trata-se da nova brinquedoteca, entregue na manhã 16 de março.

São cerca de 250 brinquedos novos doados pela Mattel/Fisher-Price, que atendem à faixa etária de zero a 14 anos e estão à disposição dos pacientes do ambulatório, além de colaborarem com o projeto “Dia do Brincar” – trabalho realizado via Comissão de Extensão da FMABC (COMEX) em Paranapiacaba e Parque Andreense.

Durante a inauguração, o diretor da FMABC Dr. Adilson Casemiro Pires agradeceu o apoio da Mattel/Fisher-Price, destacando que o novo espaço ampliará a integração entre pacientes, familiares e equipe multiprofissional, além de “acelerar a recuperação de nossas crianças e adolescentes em tratamento”, ressaltou o diretor, que entregou kit da FMABC à representante da Mattel/Fisher-Price, Marta Alves da Mata, em agradecimento pela parceria.

Coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, Andréia Zarzour Abou Hala Corrêa reforçou a importância da brinquedoteca, “que é muito mais do que um local para brincar”. A docente acrescentou: “A FMABC ganha um espaço complementar à assistência. Agradeço a todos os funcionários que participaram direta e indiretamente desta conquista, desde os colaboradores da manutenção até a Diretoria da faculdade”.

Para o responsável pelo Ambulatório de Oncologia Pediátrica, Dr. Jairo Cartum, a brinquedoteca servirá de laboratório para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da assistência, que caminharão em conjunto com os pacientes e com o brincar. Segundo o médico, o novo espaço ampliará a humanização do atendimento e incentivará a humanização dos estudantes, com impacto importante na formação dos futuros profissionais da saúde.

Com 35 anos de experiência em brinquedoteca hospitalar, o coordenador do Programa de Humanização da Fundação do ABC e professor da disciplina eletiva de Humanização da FMABC, Dr. Drauzio Viegas, afirmou: “Seja no hospital ou no ambulatório, o fundamental é oferecer humanização à criança e sua família. A brinquedoteca faz a criança renascer, continuar existindo, aprendendo e se renovando como pessoa. Contem comigo. Trabalharei com prazer e de coração aberto nessa iniciativa do Ambulatório de Oncologia Pediátrica”, anunciou Dr. Drauzio Viegas, que presenteou o coordenador do ambulatório, Dr. Jairo Cartum, com o livro de sua autoria “Brinquedoteca Hospitalar – Isto é Humanização”.

Responsável por intermediar o contato FMABC-Mattel, a professora de Terapia Ocupacional e consultora especialista em desenvolvimento infantil da Fisher-Price, Teresa Cristina Brito Ruas, destacou o amplo papel da brinquedoteca no ensino e assistência da FMABC. “Profissionais de terapia ocupacional, medicina, enfermagem, fisioterapia e demais áreas da saúde ocuparão espaço nobre na brinquedoteca, onde poderão trocar, vivenciar e experimentar experiências que garantem a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade na promoção da saúde infantil por meio do brincar”, afirmou a docente, que completou: “A brinquedoteca tem a capacidade de potencializar a principal atividade humana infantil, que é o brincar. Estou extremamente emocionada, como se hoje estivesse dando minha primeira aula”.

Durante a inauguração também houve apresentação musical dos alunos de 4º ano de T.O., Karina Duarte e Weinnye Gaspareti, que são estagiários na Oncologia Pediátrica.

AMPLOS BENEFÍCIOS

“A brinquedoteca serve como recurso para promoção da saúde das crianças em tratamento e também favorece os estudantes da Faculdade de Medicina do ABC, que utilizam o espaço como campo de estágio. É a união de esforços entre comunidade e instituição de ensino, conforme pregam as correntes de pesquisa atuais e o próprio Sistema Único de Saúde, promovendo benefícios a todos os envolvidos neste processo”, garante a docente da TO, que acrescenta: “Brincar faz parte da infância. Ao promovermos o brincar, estamos promovendo saúde, bem estar e qualidade de vida. Trata-se de recurso extremamente importante no processo de recuperação das crianças e o ambiente é fator determinante no estímulo ao desejo de brincar. As crianças são capazes de brincar com qualquer coisa graças à sua imaginação. Mas a brinquedoteca acaba por potencializar essa criatividade infantil, ao oferecer ambiente e recursos propícios”.

Em relação à formação dos estudantes, a professora ressalta que os alunos passam a ver as crianças além da doença. “Procuramos incentivar a humanização do atendimento, mostrando que devemos tratar não apenas a doença, mas o paciente e sua família de maneira integral”, destaca Teresa Ruas.

Os brinquedos disponíveis na antiga brinquedoteca foram doados à comunidade e às próprias crianças que frequentam a Oncologia Pediátrica. “Nós não doamos por doar. Queremos fazer a diferença na vida dessas crianças e instruí-las de várias formas. Acreditamos que não importa onde a criança esteja, ela tem que brincar. Ela tem o direito de ser ela mesma. Brincar desenvolve competências”, afirmam as representantes da Mattel/Fisher-Price, Priscila Sanches e Marta Alves da Mata.

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Há 8 meses a brinquedoteca da Oncopediatria recebe três residentes e sete graduandas de 4º ano de Terapia Ocupacional, duas vezes por semana. “O brincar é a principal atividade da criança e a brinquedoteca é fundamental para que isso ocorra. A rotina é modificada e acaba tirando um pouco a doença do foco, distraindo a criança. Além disso, o espaço é muito importante para os profissionais que realmente conhecem e sabem a importância do desenvolvimento e de como usar o brincar como recurso terapêutico, como a T.O.”, explica a terapeuta ocupacional da FMABC, Natasha Carreño, que acrescenta: “Esse profissional tem conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e sobre o câncer. Assim, consegue direcionar o brinquedo conforme a idade e explicar a doença de forma simples, valorizando e priorizando a natureza lúdica de toda criança”.

Segundo Natasha Carreño, a brinquedoteca não é clínica, mas a partir do direcionamento profissional torna-se um espaço de cuidado. “Ser terapeuta ocupacional é muito mais do que promover ações. É entender que a cada dia constituímos espaços de articulação entre a saúde, o brincar e a terapia ocupacional. É também perceber o quanto aquele espaço conflui para a atenção da T.O. no contexto infantil, onde a criança vai constituindo parte de seu cotidiano. Portanto, o local representa o fortalecimento da potência de pensar e agir da criança envolvida e esse pensar é prioritário quando falamos de desenvolvimento infantil”, garante.

LIDERANÇA GLOBAL

Empresa-mãe da Fisher-Price, a Mattel é a maior fabricante de brinquedos do mundo, com programas de filantropia reunidos na organização Mattel Children’s Foundation. Como uma das maiores fabricantes de produtos para bebês e brinquedos pré-escolares, a Fisher-Price foi fundada em 1930, acreditando no poder da inovação e diversão como forma de trazer à tona todo o potencial das crianças do mundo. Hoje a companhia conduz negócios em 145 países, produzindo brinquedos em mais de 37 idiomas.