FMABC e Santo André fazem força-tarefa para 1.600 na área de Oftalmologia

Publicado em: 20/12/2018

Parceria entre Prefeitura de Santo André e disciplina de Oftalmologia da FMABC beneficiou centenas de crianças e adultos entre 17 e 20 de dezembro

 

Equipes assistenciais, administrativas e de apoio se uniram para realização da campanha na FMABC

O Instituto de Olhos da Faculdade de Medicina do ABC agendou consultas e exames para 1.600 pacientes entre os dias 17 e 20 de dezembro. Trata-se de parceria firmada entre a disciplina de Oftalmologia da FMABC e a Prefeitura de Santo André, cujo objetivo foi agilizar a assistência aos munícipes que aguardavam na fila por atendimento oftalmológico. Batizada Natal da OftalmoABC, a iniciativa foi destinada somente aos pacientes pré-agendados pela central de regulação do município. Os dois primeiros dias (17 e 18) foram dedicados à oftalmopediatria, com 800 crianças agendadas. Já os dias 19 e 20 estiveram reservados a 800 adultos, com foco nos casos de retina. Ao todo compareceram 882 pacientes, sendo 397 crianças e 485 adultos.

“Recebemos o convite da Prefeitura de Santo André e começamos a nos mobilizar para que essa força-tarefa de fim de ano fosse possível. Boa parte da equipe médica já estaria em recesso, mas aceitou postergar a parada em uma semana para participar desta ação tão importante”, revela o professor da FMABC e chefe do Departamento de Oftalmologia, Dr. Vagner Loduca Lima.

Segundo o especialista, as crianças passaram inicialmente por triagem para verificação geral da saúde ocular. Em seguida, foram encaminhadas para o setor de refração, de onde já saíram com receita para os óculos. “Além da questão do grau dos óculos, a iniciativa permitiu verificar precocemente possíveis casos oftalmológicos mais graves, como de estrabismo e de glaucoma congênito, por exemplo. Todas as crianças que necessitaram de acompanhamento, exames ou de atenção especializada já saíram com consultas agendadas via central de regulação”, detalha Loduca.

Com queixas de dores de cabeça, a pequena Isabella Fernanda passou por atendimento na força-tarefa da OftalmoABC

Há sete meses aguardando consulta para a filha de 11 anos, Caroline Thaís Ferrazzo de Campos Finotti esteve na campanha da FMABC e aprovou a iniciativa. “O pessoal da Prefeitura me ligou para avisar que a consulta tinha sido agendada. Minha filha se queixa de dor de cabeça na escola. Quando se senta um pouco mais afastada da lousa, nem consegue enxergar o que o professor escreve. O atendimento na faculdade está sendo maravilhoso e esperamos que tenha continuidade”, informou a mãe de Isabella Fernanda, ao acrescentar: “Fiquei muito feliz quando soube que a consulta da minha filha seria na Faculdade de Medicina, porque já sou paciente e o atendimento é muito bom. Há 3 anos eu trato um problema de ceratocone e não troco a faculdade por nenhum outro lugar. Recomendo a todos que conheço”, afirmou Caroline Finotti.

ADULTOS

No caso dos adultos, a força-tarefa foi destinada ao diagnóstico e tratamento na área de mapeamento de retina. São pacientes que sofrem, principalmente, de doenças oculares relacionadas ao diabetes e de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Assim como o público infantil, quem precisou de seguimento após a campanha já saiu com o encaminhamento.

“Essa é mais uma força-tarefa que realizamos para zerar a fila de espera por exames e consultas em Oftalmologia adulto e pediátrica, de pacientes que aguardavam desde 2016 por atendimento. Já normalizamos os atendimentos em outras especialidades, como dermatologia, neurologia adulto e infantil e também endocrinologia. Uma grande mobilização para garantir atendimento ágil, de qualidade e humanizado a quem mais precisa, em linha com o novo padrão do Qualisaúde”, explica o prefeito Paulo Serra.

Aos 48 anos, o andreense Gilberto Santos de Jesus aguardava há 6 meses na fila

Aos 48 anos, o andreense Gilberto Santos de Jesus aguardava há 6 meses por atendimento especializado em Oftalmologia. Diabético, ele revela que nunca precisou de óculos para leitura, mas que nos últimos tempos tem sentido uma “diminuição da visão” e a necessidade de usar óculos. O paciente esteve no dia 19 na Faculdade de Medicina do ABC para consulta e exame de mapeamento de retina. No entanto, teve um mal-estar e precisou retornar no dia 20. “Cheguei à FMABC com o diabetes e a pressão alterados. Depois, comecei com uma dor intensa na coluna e precisei ser socorrido. Nunca tinha vindo na faculdade e fiquei impressionado com o bom atendimento e a preocupação dos funcionários. O pessoal me atendeu muito bem até a chegada do SAMU”, recorda Gilberto, que completa: “Fui medicado, acordei bem no dia seguinte e retornei à Oftalmologia. Passei com consulta, fiz os exames e o atendimento foi maravilhoso. Agora vou continuar em acompanhamento no próprio serviço de Oftalmologia da faculdade”.

O trabalho na FMABC contou com cerca de 30 médicos por dia, entre professores, médicos assistentes e residentes da disciplina de Oftalmologia, além de alunos da Liga de Oftalmologia e de toda a equipe de apoio, composta por recepcionistas, controladores de acesso e equipes de enfermagem, entre outros colaboradores.