Medicina ABC atenderá 800 crianças que aguardam por consulta de Oftalmologia

Publicado em: 20/09/2019

Parceria entre Prefeitura de Santo André e disciplina de Oftalmologia da FMABC beneficiará pacientes até 14 anos neste sábado (21/09)

 

Crianças passarão inicialmente por triagem para verificação geral da saúde ocular – Foto: Alex Cavanha/PSA

O Instituto de Olhos do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) realiza neste sábado (21 de setembro) mutirão para atendimento de 800 crianças até 14 anos. Trata-se de continuação da bem-sucedida parceria firmada em 2018 com a Prefeitura de Santo André, cujo objetivo é agilizar o atendimento aos munícipes que aguardam por consultas oftalmológicas. A iniciativa é destinada somente a pacientes pré-agendados pela central de regulação do município.

Os atendimentos ocorrerão entre 7h e 15h. As crianças passarão inicialmente por triagem para verificação geral da saúde ocular. Em seguida, serão encaminhadas para o setor de refração, de onde já sairão com receita para os óculos. “Além da questão do grau dos óculos, a iniciativa permitirá que identifiquemos precocemente possíveis casos oftalmológicos mais graves, como de estrabismo e de glaucoma congênito, por exemplo. Todas as crianças que necessitarem de acompanhamento, exames ou de atenção especializada já sairão com consultas agendadas via central de regulação”, informa o professor da FMABC e chefe do Departamento de Oftalmologia, Dr. Vagner Loduca Lima.

O trabalho na FMABC contará com cerca de 50 médicos, entre professores, médicos assistentes e residentes da disciplina de Oftalmologia, além de alunos da Liga de Oftalmologia e de toda a equipe de apoio, composta por recepcionistas, controladores de acesso e equipes de enfermagem, entre outros colaboradores.

PARCERIA DE SUCESSO

O início da presente parceria entre Prefeitura de Santo André e disciplina de Oftalmologia ocorreu no final de 2018, com a campanha “Natal da OftalmoABC”. Na oportunidade, foram quatro dias de mutirão e 882 pacientes atendidos, sendo 397 crianças e 485 adultos.