Medicina ABC conquista melhor resultado global de todas as edições do ENADE

Publicado em: 19/12/2014

O presente de Natal chegou mais cedo para professores, alunos e colaboradores da Faculdade de Medicina do ABC. O Ministério da Educação divulgou em 18 de dezembro os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – cujo cálculo inclui a nota de cada curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) –, ambos referentes ao ciclo 2013. Na avaliação institucional global, a FMABC conseguiu manter nota 4 no IGC – cujo conceito máximo é 5. Já nos cursos isolados, Medicina manteve a nota máxima 5 no ENADE, enquanto Enfermagem passou de 3 para 5.

“A Faculdade de Medicina do ABC completou 45 anos em 2014 e o ano não poderia terminar melhor. Estamos muito felizes com os resultados do IGC e do ENADE, que refletem o esforço da Diretoria, corpo docente, discentes e de todos os funcionários em busca do aperfeiçoamento contínuo, crescimento e inovação”, comemoram o diretor e o vice da FMABC, doutores Adilson Casemiro Pires e Fernando Luiz Affonso Fonseca, que completam: “Além do empenho das equipes, mudanças curriculares e a transição da faculdade do sistema estadual para o federal foram fundamentais para atingirmos índices tão expressivos. Hoje somos submetidos a avaliações mais padronizadas e rigorosas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) exige muito das instituições e essa cobrança foi extremamente benéfica, pois permitiu avaliarmos nosso desempenho, perceber pontos frágeis e implantar as melhorias necessárias”.

Além das notas máximas em Medicina e Enfermagem, todos os demais cursos avaliados no ENADE tiveram desempenho excelente. As graduações em Farmácia, Nutrição e Fisioterapia ficaram classificadas entre as melhores do país, todas com conceito 4.

45 anos de excelência

Em 2014, ano em que completa 45 anos, a Faculdade de Medicina do ABC contabiliza mais de 200 mestres e doutores formados, 1.600 residentes e quase 5.000 alunos diplomados na graduação – mais de 4.000 somente em Medicina. Atualmente a FMABC também conta com 33 cursos de pós-graduação “Lato Sensu”, mais de 150 projetos de iniciação científica em andamento e “Stricto Sensu” – Mestrado e Doutorado – reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Com sede e foro na cidade de Santo André, a Faculdade de Medicina do ABC foi autorizada a funcionar pelo Decreto Federal N.64.062, de 5 de fevereiro de 1969 e reconhecida pelo Decreto Federal N.76.850, de 17 de dezembro de 1975, publicado no Diário Oficial da União em 18 de dezembro de 1975. Primeira unidade mantida da Fundação do ABC, a FMABC abriga hoje 8 cursos de graduação na área de Ciências da Saúde: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Gestão em Saúde Ambiental e Tecnologia em Gestão Hospitalar. Tem como missão promover o ensino, a pesquisa, a assistência e a extensão segundo critérios de excelência acadêmica.