Medicina ABC e Dermatologia brasileira se despedem de Luiz Henrique Camargo Paschoal

Publicado em: 14/10/2013

“Pessoalmente, a FMABC significa tudo pra mim. É, sem sombra de dúvida, o que mais gosto no Grande ABC” – Dr. Paschoal (1934 – 2013)

A comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina do ABC e a classe dermatológica de todo o país lamentaram em 4 de outubro de 2013 a perda de um dos mais brilhantes dermatologistas brasileiros: Dr. Luiz Henrique Camargo Paschoal, fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC desde a década de 1970 e diretor geral da escola por dois mandatos seguidos.

Cidadão do ABC
Apesar de nascido na Capital paulista em 22 de setembro de 1934, Dr. Luiz Henrique Camargo Paschoal é literalmente um “Cidadão do ABC”. Em 2006, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário de Santo André. No ano seguinte foi homenageado com os título de Cidadão São-Bernardense e de Cidadão Sulsancaetanense, concedidos em reconhecimento aos mais de 30 anos dedicados à Faculdade de Medicina e à região do ABC. Esse veterano dermatologista respeitado em todo o Brasil já foi professor assistente, professor Titular, representante dos docentes na congregação, passou por todos os cargos diretivos na FMABC até chegar a Diretor em 2002 e ser eleito para novo mandato até 2010.

Dr. Paschoal formou-se em 1960 pela USP (Universidade de São Paulo), onde também doutorou-se nove anos depois. Iniciou na Fundação do ABC – Faculdade de Medicina do ABC em 1972. Ao longo do tempo suas atividades no Grande ABC foram inúmeras, destacando-se a implantação do Instituto de Pele – que hoje leva seu nome – no campus da FMABC, que traz para a região várias vanguardas em dermatologia. Professor Luiz Henrique também batiza um dos anfiteatros do Hospital Estadual Mário Covas e o Centro de Estudos do Hospital de Ensino Anchieta, duas das instituições mantidas pela FUABC.

Ao lado dos dermatologistas Sebastião Prado Sampaio e Ival Peres Rosa, o ex-diretor da Medicina ABC fundou em 1988 a SBCD – Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, um marco na história da medicina da pele, quando o profissional passou a tratar não só das doenças dermatológicas, mas também a fazer intervenções cirúrgicas antes sob responsabilidade do cirurgião plástico.

Assim, a SBCD aperfeiçoou o nível científico e a educação desse especialista, e em 2003 a cirurgia dermatológica passou a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Dr. Luiz Henrique Paschoal foi um dos primeiros residentes da clínica do doutor Sebastião Sampaio e quem fez o primeiro transplante de cabelo no país. Hoje a SBCD está entre as maiores do mundo em número de membros e é uma das mais exigentes em progressão do conhecimento.

Professor Luiz Henrique casou-se com Maria Gabriela Macedo Paschoal e é pai de três filhos: Luiz Henrique (in memorian), Francisco Macedo e Márcia.

“A Faculdade de Medicina do ABC é, sem sombra de dúvida, o que mais gosto no Grande ABC. Entrei na instituição em 1972 como professor Titular de Dermatologia. Trilhei quase toda minha carreira médica na escola, onde pude crescer pessoalmente e profissionalmente. Com muito esforço, construímos o Instituto de Pele do ABC, que hoje é referência nacional em Dermatologia e um dos locais mais respeitados do mundo na área de cirurgia dermatológica. Depois de mais de 30 anos na casa, com minha carreira acadêmica consolidada e reconhecido profissionalmente pela classe médica, não imaginava que poderia ter tamanha alegria como a que tive em 2002: fui eleito Diretor por quatro anos e, posteriormente, reeleito para mandato até 2010. É uma honra estar à frente da instituição e poder colaborar para a melhoria do ensino médico, da pesquisa científica e, principalmente, da saúde da população do Grande ABC”, declarava o então Diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Luiz Henrique Paschoal, em 2009.

Capítulo na história
Em 17 de agosto de 2007, a FMABC lançava o livro “Med Coração do ABC”. Entre as mais de 500 páginas que reúnem a história da Faculdade de Medicina do ABC, o capítulo “Depoimentos” traz artigo assinado pelo Dr. Paschoal, que escreveu: “Cheguei na Faculdade de Medicina do ABC em 1972 como professor Titular de Dermatologia e fui o responsável pela criação do Instituto de Pele do ABC. Quando estive aqui pela primeira vez foi curioso, pois não tinha quase nada. Os alunos tinham aulas em salas emprestadas, existiam alguns laboratórios no recém-inaugurado prédio da Faculdade e a Dermatologia começou a atuar nos corredores do Hospital Anchieta”.

No final do depoimento, o médico reafirma seu amor pela FMABC: “Desde o início até os dias atuais, a evolução foi ciclópica. Saímos do zero para hoje termos um serviço reconhecido nacional e internacionalmente, principalmente na área de cirurgia dermatológica. Pessoalmente, a Faculdade significa tudo pra mim. Deixei o anonimato e passei a ter reconhecimento e fama como dermatologista através dos trabalhos desenvolvidos aqui. Troquei a USP (Universidade de São Paulo), onde me formei, pelo ABC e não me arrependo. Preferi ser cabeça de mosquito a rabo de leão”.