Medicina ABC organiza simpósio de atualização em dermatite atópica

Publicado em: 23/05/2017

Especialistas discutirão principais tratamentos disponíveis, consensos, novos medicamentos e estudos promissores em andamento

 

A disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, por meio do Centro de Estudos Dermatológicos Kenji Toyoda, organiza neste sábado (27 de maio) simpósio sobre dermatite atópica. A atividade de atualização para médicos ocorrerá das 8h30 às 13h, na sede do centro de estudos, em Santo André (Av. Prestes Maia, 1544 – Vila Guiomar). Na oportunidade, especialistas na área abrirão espaço para discussões acerca das principais novidades terapêuticas, tratamentos disponíveis, consensos, novos medicamentos e estudos promissores em andamento.

Entre os temas programados para o encontro estão “Consensos atuais em dermatite atópica”, “Hidratação: novos conceitos aplicados à prática clínica”, “Terapia sistêmica: prós, contras e prática clínica” e “Biológicos e novas moléculas”. O simpósio estará sob coordenação dos docentes da FMABC, Dr. Carlos Machado Filho, Dra. Cristina Laczynski, Dra. Lucia Ito, Dra. Roberta Criado e Dra. Susana Passeti.

“Será uma ótima oportunidade para atualização e troca de experiências, inclusive na área dos imunobiológicos, que são medicamentos novos e que estão revolucionando o tratamento de casos graves de várias doenças, dermatológicas e não dermatológicas, incluindo a dermatite atópica. Essa terapia ainda não está disponível no Brasil, mas provavelmente será liberada no segundo semestre deste ano”, considera a professora da disciplina de Dermatologia da FMABC e preceptora de ensino nas áreas de Dermatopediatria e Criocirurgia, Dra. Cristina Laczynski.

Outras informações sobre o simpósio de atualização em dermatite atópica podem ser acessadas no endereço https://www.e-inscricao.com/eventos-faturabc.

DERMATITE ATÓPICA

A dermatite atópica é uma doença bastante frequente em crianças e jovens e pode ter início logo aos três meses de idade. Tem grande impacto na vida das crianças e de suas famílias, principalmente pelo aspecto das lesões de pele e pela coceira, que pode ser intensa e, muitas vezes, alterar o sono e comprometer a qualidade de vida.

A doença caracteriza-se por lesões cutâneas muito pruriginosas e tem como sinal mais importante o ressecamento da pele, que pode ser acompanhado por descamação e vermelhidão, podendo evoluir para o envolvimento de toda a pele, com repercussões em todo o organismo.

Fatores ambientais, como a poluição e o tempo muito seco, podem agravar a dermatite atópica. Infecções também podem ocorrer, muitas vezes ocasionadas ao coçar a pele e por escoriações.

Para o tratamento, o uso de hidratantes é fundamental, assim como o acompanhamento periódico com dermatologista, que oferecerá aos pacientes as orientações e terapias mais adequadas para cuidar e controlar a dermatite atópica. Além disso, o problema também pode ser acompanhado de outras doenças alérgicas, como asma e rinite alérgica, necessitando de abordagem multidisciplinar. Em quadros mais graves pode ser necessário tratamento com imunossupressores e imunobiológicos.

A atividade de atualização para médicos ocorrerá das 8h30 às 13h, na sede do Centro de Estudos Dermatológicos Kenji Toyoda, em Santo André