Publicado em: 07/06/2019
Alunas do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina ABC, com apoio do Centro de Estudos em Saúde Coletiva (CESCO), organizaram em 1º de junho o simpósio “Graduar-se em quê? Em violência?”, realizado no Auditório Dr. David Uip, das 10h às 13h30, no campus universitário em Santo André.
A professora e vice-coordenadora da Comissão de Extensão (COMEX) e do departamento de Saúde da Coletividade do Centro Universitário Saúde ABC, Dra. Silmara Conchão, comandou palestra sobre trote universitário nas faculdades de medicina. O professor do curso de Terapia Ocupacional, da disciplina de Ética, Cleber Melo, falou sobre os impactos da violência no adoecimento psíquico dos alunos. A convidada externa, Marina de Martino Roberto, trouxe o tema comunicação não-violenta.
O objetivo do evento foi discutir e aprofundar o conhecimento sobre o tema da violência no espaço de formação profissional na área da Saúde, especialmente entre estudantes, docentes e funcionários. Uma das propostas é refletir como tais questões interferem na formação no cotidiano das instituições educacionais. Também foram abordadas temáticas sobre violência religiosa, gênero, racial e sexual, entre outras.
O público-alvo do evento foram professores, funcionários e principalmente alunos. As responsáveis pela organização são a professora da disciplina de Saúde Coletiva do Centro Universitário Saúde ABC, Roberta Boaretto, e as alunas do curso de Fisioterapia Adriana Nagahama, Bianca Kemmilly e Jéssika Martins, além das discentes do curso de Terapia Ocupacional Luiza Quinelato, Mariana Cagliari e Nathália Bomerenke.