Publicado em: 25/03/2021
As psicopedagogas do Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, Adriana Pizzo e Carina Zaneli (voluntária), participarão em 31 de março do lançamento de três e-books sobre dislexia. A atividade virtual terá início às 20h, com ‘live’ pelo Instagram (@dislexiatdahamordemae). As profissionais farão análises pedagógicas e clínicas sobre os materiais junto a outras especialistas no assunto. A coleção de livros traz os títulos: “Dislexia e os sons das letrinhas”, “Dislexia e preconceito” e “Dislexia e os sentimentos”.
O evento é organizado pelo projeto social sem fins lucrativos “Dislexia TDAH – Amor de Mãe”, fundado em Ribeirão Preto, interior do Estado, que compartilha e divulga experiências sobre a Dislexia (Transtorno Específico de Aprendizagem) e o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade) para profissionais de educação e demais interessados. O projeto é idealizado por Samantha Oliveira, autora dos e-books, que participará da ‘live’ ao lado das psicopedagogas do NEA-FMABC e da coordenadora pedagógica Márcia de Toledo Garcia.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Outra publicação recente foi lançada em 24 de março. Trata-se do e-book gratuito “Perguntas e Respostas sobre Dislexia e TDAH, também da autora e organizadora Samantha Oliveira, do Projeto Dislexia TDAH – Amor de Mãe. “O objetivo deste livro é ajudar a todos a compreender, aprender e a conviver com os transtornos de forma tranquila e promissora, com mais qualidade de vida e com menos sofrimento. Em meio à grande desinformação acerca do tema, com certeza será uma leitura proveitosa para todos que buscam informações precisas, corretas e restauradoras”, informa Samantha Oliveira.
O e-book conta com a colaboração de 37 autores, todos profissionais de excelência nas áreas de Saúde e Educação, entre os quais as psicopedagogas do NEA-FMABC, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, Adriana Pizzo e Carina Zaneli. Também assina um capítulo o professor de neuropediatria do Centro Universitário FMABC, Dr. Rubens Wajnsztejn, que fala sobre “Tratamento medicamentoso no TDAH”.
Interessados podem acessar a publicação gratuitamente pelo link: https://is.gd/dBc0iW.
PROJETO ECOS
Em dezembro de 2020, as psicopedagogas do NEA-FMABC, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn e Carina Zaneli, lançaram material inovador, focado na aprendizagem e em aspectos diversos do contexto escolar. Batizada ECOS, a ferramenta lúdica tem formato de cartas de baralho e possibilita a sondagem de dificuldades, expectativas, bullying, anseios e conquistas de crianças e adolescentes, a partir de uma narrativa interativa e íntima dos assuntos que envolvem o dia a dia escolar dos alunos.
Segundo as idealizadoras do projeto, o ECOS surgiu de uma necessidade da área de psicopedagogia, em função da escassez de materiais específicos para abordagem de aspectos do contexto escolar de forma lúdica e narrativa, como vínculo escolar, interação social, relação com a aprendizagem, aspectos afetivos e até mesmo situações de bullying. Diante deste cenário, o trabalho começou a dar os primeiros passos há cerca de 5 anos e desde então vem sendo aperfeiçoado. O público-alvo para aplicação do ECOS são os profissionais que atuam com avaliação e intervenção nas queixas de dificuldades ou habilidades de aprendizagem e na relação interpessoal. A indicação principal é para utilização no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio.