Medicina ABC participa de lançamento de coleção de livros sobre Dislexia

Publicado em: 25/03/2021

‘Live’ em 31/03 contará com participação de psicopedagogas do Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) da FMABC

 

As psicopedagogas do Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, Adriana Pizzo e Carina Zaneli (voluntária), participarão em 31 de março do lançamento de três e-books sobre dislexia. A atividade virtual terá início às 20h, com ‘live’ pelo Instagram (@dislexiatdahamordemae). As profissionais farão análises pedagógicas e clínicas sobre os materiais junto a outras especialistas no assunto. A coleção de livros traz os títulos: “Dislexia e os sons das letrinhas”, “Dislexia e preconceito” e “Dislexia e os sentimentos”.

O evento é organizado pelo projeto social sem fins lucrativos “Dislexia TDAH – Amor de Mãe”, fundado em Ribeirão Preto, interior do Estado, que compartilha e divulga experiências sobre a Dislexia (Transtorno Específico de Aprendizagem) e o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade) para profissionais de educação e demais interessados. O projeto é idealizado por Samantha Oliveira, autora dos e-books, que participará da ‘live’ ao lado das psicopedagogas do NEA-FMABC e da coordenadora pedagógica Márcia de Toledo Garcia.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Outra publicação recente foi lançada em 24 de março. Trata-se do e-book gratuito “Perguntas e Respostas sobre Dislexia e TDAH, também da autora e organizadora Samantha Oliveira, do Projeto Dislexia TDAH – Amor de Mãe. “O objetivo deste livro é ajudar a todos a compreender, aprender e a conviver com os transtornos de forma tranquila e promissora, com mais qualidade de vida e com menos sofrimento. Em meio à grande desinformação acerca do tema, com certeza será uma leitura proveitosa para todos que buscam informações precisas, corretas e restauradoras”, informa Samantha Oliveira.

O e-book conta com a colaboração de 37 autores, todos profissionais de excelência nas áreas de Saúde e Educação, entre os quais as psicopedagogas do NEA-FMABC, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, Adriana Pizzo e Carina Zaneli. Também assina um capítulo o professor de neuropediatria do Centro Universitário FMABC, Dr. Rubens Wajnsztejn, que fala sobre “Tratamento medicamentoso no TDAH”.

Interessados podem acessar a publicação gratuitamente pelo link: https://is.gd/dBc0iW.

PROJETO ECOS

Em dezembro de 2020, as psicopedagogas do NEA-FMABC, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn e Carina Zaneli, lançaram material inovador, focado na aprendizagem e em aspectos diversos do contexto escolar. Batizada ECOS, a ferramenta lúdica tem formato de cartas de baralho e possibilita a sondagem de dificuldades, expectativas, bullying, anseios e conquistas de crianças e adolescentes, a partir de uma narrativa interativa e íntima dos assuntos que envolvem o dia a dia escolar dos alunos.

Segundo as idealizadoras do projeto, o ECOS surgiu de uma necessidade da área de psicopedagogia, em função da escassez de materiais específicos para abordagem de aspectos do contexto escolar de forma lúdica e narrativa, como vínculo escolar, interação social, relação com a aprendizagem, aspectos afetivos e até mesmo situações de bullying. Diante deste cenário, o trabalho começou a dar os primeiros passos há cerca de 5 anos e desde então vem sendo aperfeiçoado. O público-alvo para aplicação do ECOS são os profissionais que atuam com avaliação e intervenção nas queixas de dificuldades ou habilidades de aprendizagem e na relação interpessoal. A indicação principal é para utilização no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio.