Medicina ABC participa do projeto Coração de Estudante

Publicado em: 25/09/2017

Prevenção de doenças cardiovasculares reúne alunos e professores da FMABC em atividade com 320 jovens

Alunos e professores da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) participaram em 21 de setembro do projeto Coração de Estudante, criado em 2007 com objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre os fatores de risco evitáveis de doenças cardiovasculares. A iniciativa também tem como mote o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. Este ano, a ação envolveu 320 jovens de 15 a 20 anos do Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, na Vila Guiomar, fundado e mantido por membros do Rotary Club Santo André.

Há 10 anos promovido em São Caetano do Sul, com participação de 3.800 estudantes, o projeto chega a Santo André em parceria com as disciplinas de Cardiologia, Pediatria e Hebiatria da FMABC, além da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), regional Grande ABC. As atividades foram comandadas por 45 monitores (alunos e professores) dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da FMABC e estudantes da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Seguindo as características tradicionais do projeto, cinco espaços temáticos foram abertos para as atividades: sala da nutrição, de relaxamento, estudo e multimídia, atividade física e teatro. Os jovens foram divididos em grupos e revezavam em turmas de 40 alunos entre as salas, a cada 30 minutos. Neles, aprenderam a como se alimentar adequadamente, formas de combater o estresse, técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e diversas práticas de atividades físicas.

“Queremos ensiná-los a preservar vidas. Por isso insistimos na abordagem interprofissional. Alertamos especialmente para evitar hábitos como tabagismo e sedentarismo, que podem esconder sérios quadros de hipertensão precoce e alto colesterol”, disse a coordenadora do projeto e médica assistente da disciplina de Cardiologia da FMABC, Dra. Carla Lantieri. Segundo a especialista, 75% das doenças cardiovasculares são evitáveis. Também marcou presença no evento o professor titular de Cardiologia da FMABC, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas.

Para o presidente do Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, Fernando Assis, a atividade contribui muito além da saúde corporal e mental dos estudantes. “É um ato de cidadania. Todos levam essas orientações para suas casas e famílias. Não conhecia o projeto, mas fiquei impressionado”.

Morador de Rio Grande da Serra, Lourival das Virgens Filho, 19 anos, elogiou a dinâmica de aprendizagem. “É um dia diferente, muito interessante. Aprendi sobre temas que nunca conheci e de uma forma bem fácil. Gostaria de participar mais vezes”.

PATRULHEIROS MIRINS

Fundado há 55 anos, o Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André é 100% baseado na inclusão social. Fornece gratuitamente a jovens em situação de vulnerabilidade social qualificações profissionais, promoção de cidadania, além de reforços nas disciplinas de português e matemática. Depois de concluir curso de seis meses, são encaminhados às empresas para atuarem como jovens aprendizes. Atualmente, há mil jovens do Grande ABC na fila de espera.