Medicina ABC participa do Projeto Rondon na região de Itapeva (SP)

Publicado em: 23/02/2018

Estudantes da FMABC foram divididas em dois grupos, que visitaram as cidades de Taquarivaí e Nova Campina

Estudantes da Faculdade de Medicina do ABC integraram recentemente uma expedição do Projeto Rondon à região de Itapeva, no interior de São Paulo. Trata-se de iniciativa que envolve a participação voluntária de alunos, professores e instituições de ensino superior em prol da integração social em comunidades carentes, com ações de promoção à saúde, cultura e educação. O objetivo da visita foi levantar as principais demandas para ação do projeto programada para julho na região.

Ao todo, foram à expedição quatro alunas dos cursos de Medicina, Terapia Ocupacional e Nutrição, acompanhadas da professora da disciplina de Histologia da FMABC, Silvia de Oliveira. As estudantes foram divididas em dois grupos que visitaram as cidades de Taquarivaí e Nova Campina, ambas com população inferior a 10 mil habitantes. Nos locais, o grupo aplicou questionários para apurar o perfil dos moradores, escolaridade, opções de lazer, entre outros temas.

Na relação de atividades desenvolvidas também houve capacitação sobre primeiros socorros, rodas de conversa sobre políticas públicas (com participação de vereadores locais), avaliação nutricional dos alunos das escolas e creches, oficina de brincadeiras e visita a um aterro sanitário para estimular a consciência ambiental. O relatório final das demandas coletadas será apresentado em reunião agendada para 10 de março, na Uniararas – Fundação Hermínio Ometto (FHO), em Araras, também no interior.

Além de alunos da Medicina ABC, participaram das visitas entre 20 e 28 de janeiro estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Santo Amaro, Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, Uniararas – Fundação Hermínio Ometto (FHO), Escola de Artes Cênicas e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).