Medicina ABC recebe diretoria do Coren-SP

Publicado em: 03/05/2018

Projeto “Diretoria Itinerante” percorre cidades de todo Estado para colher demandas regionais de profissionais da Enfermagem

 

Docente do curso de Enfermagem da FMABC, Érica Chagas Araújo é conselheira do Coren-SP e compôs a mesa junto à diretoria da entidade

A convite do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP), a Faculdade de Medicina do ABC sediou, em 27 de abril, encontro dos representantes do órgão com profissionais da Enfermagem de todo Grande ABC, em evento organizado no Anfiteatro David Uip, no campus universitário de Santo André. A visita faz parte do projeto “Diretoria Itinerante” da entidade, que organiza visitas periódicas em municípios de todo Estado para ouvir demandas locais e estreitar vínculos com a categoria. O conselho é responsável por fiscalizar e normatizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no Estado.

A docente do curso de Enfermagem da FMABC, Érica Chagas Araújo, é conselheira da entidade e compôs a mesa do evento junto à diretoria do Coren-SP, entre eles a presidente do órgão, Dra. Renata Pietro, e Claudio Silveira, vice-presidente. O evento foi prestigiado por funcionários da enfermagem que atuam nas mantidas da Fundação do ABC em toda região, além de professores e estudantes.

“Nenhum profissional da saúde está mais presente nos serviços do que nós. Estamos felizes por termos sido escolhidos para sediar este encontro tão importante da nossa categoria, especialmente enquanto instituição formadora desses profissionais”, disse a coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Dra. Rosângela Filipini.

Após a abertura do evento, os convidados puderam interagir e apresentar as suas demandas à diretoria. Diversos assuntos foram abordados, como precarização do ensino nas universidades, especialmente quanto à prática do ensino à distância (EAD) – frontalmente contestada pelo órgão junto ao Ministério da Educação –, além da defesa de jornada de trabalho de 30 horas, definição de piso salarial e direito ao descanso noturno. Como diversas pautas relacionadas a estes temas não evoluíram nas discussões feitas junto ao Poder Legislativo, o órgão defende o engajamento político da categoria para estimular a eleição de representantes da classe na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). “O projeto de dimensionamento da enfermagem, por exemplo, está engavetado na Alesp, assim como muitos outros. Precisamos nos mobilizar, ter maior vontade política, criarmos identidade e eleger nossos representantes para alcançarmos a ressignificação da profissão”, disse Jefferson Caproni, tesoureiro e membro da diretoria.

Presidente do Coren-SP, Dra. Renata Pietro

Para a presidente do Coren-SP, é preciso orquestrar um enfrentamento dos problemas em âmbito nacional, com apoio da categoria e demais órgãos fiscalizatórios do setor. “A enfermagem está doente. Enfrentamos um sério subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, o que compromete diretamente a qualidade do serviço prestado aos pacientes e as condições de trabalho dos enfermeiros”, disse Dra. Renata. Ainda segundo a presidente, há estudos que apontam que um enfermeiro é interrompido em média a cada 11 minutos durante a execução de seu trabalho, o que inviabiliza a prestação de assistência adequada aos pacientes, além de comprometer a saúde mental dos profissionais.

PROJETO “CUIDANDO DE QUEM CUIDA”

A docente do curso de Enfermagem da FMABC, Érica Chagas Araújo, lidera o projeto “Cuidando de quem cuida”, do Coren-SP, que busca melhorar a saúde mental dos enfermeiros por meio de oficinas, palestras itinerantes e técnicas de coaching. “Muitas vezes a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem fica de lado. Nas oficinas tentamos despertar no profissional as suas necessidades pessoais e de transformação. É preciso sair do automático”, explica a professora. Os serviços de saúde que tiverem interesse em levar as oficinas às unidades devem formalizar a demanda pelo e-mail gabinete@coren-sp.gov.br.

Essa foi a sexta visita feita pelo projeto “Diretoria Itinerante” do Coren-SP. A equipe já percorreu cidades como Santos, Presidente Prudente e Guarulhos.

 

Diretoria do Coren-SP, profissionais de enfermagem e docentes e estudantes da FMABC