Médicos recém-formados iniciam residência em Mauá

Publicado em: 28/03/2014

Residentes atuarão em diversos serviços da rede de Saúde, como Hospital Nardini e Atenção Básica

 

A aula inaugural da Residência Médica de Mauá reuniu em 6 de março 13 profissionais recém-formados no auditório do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. O evento marcou o primeiro passo da Residência Médica no município, que assume definitivamente compromisso com a formação de médicos. Os profissionais entraram no Programa Hospital-Escola da Secretaria de Saúde, pelo qual aperfeiçoarão funções dentro do conceito de atendimento do Sistema Único de Saúde. Os médicos residentes atuarão em quatro especialidades: clínica médica, cirurgia geral, pediatria e psiquiatria.

Os residentes vão vivenciar pelo período de dois anos o cotidiano dos profissionais da rede municipal de Saúde. Todos passarão por 100% dos serviços da cidade, como o próprio Nardini, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Centro de Reabilitação, Saúde Mental, entre outros.

O evento de abertura contou com presenças do prefeito de Mauá, Donisete Braga, da secretária de Saúde, Célia Cristina Bortoletto, do superintendente do hospital, Morris Pimenta e Souza, e da presidente da Comissão de Residência Médica de Mauá, Grace Lydia.

O prefeito lembrou da importância da oferta do atendimento humanizado em todos os setores da rede de Saúde. “Que todos os trabalhadores internalizem o conceito do atendimento de qualidade que queremos alcançar no município”. Donisete Braga foi categórico ao dizer que a Administração está empenhada na implantação do curso de Medicina no município e que o projeto está em elaboração para ser apresentado ao Ministério. “Espero que estes residentes não fiquem apenas dois anos, mas que gostem daqui e decidam permanecer”.

A secretária de Saúde Célia Bortoletto deu boas-vindas à primeira turma de residência médica e aproveitou para anunciar aos residentes a revolução planejada para toda a estrutura física do hospital e da rede, o que também implicará no aperfeiçoamento do cuidado ao usuário.

Em algumas áreas, a Residência Médica terá apoio da Faculdade de Medicina do ABC, como nas disciplinas de neurocirurgia e cirurgia de cabeça e pescoço. Essas matérias não têm campo de atuação no município, já que os pacientes têm o atendimento realizado em Santo André, que é referência para os serviços.

 

Palestra de abertura

A aula inaugural em Mauá foi ministrada pela médica Laura Camargo Macruz Feuerwerker, mestre e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e professora associada da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ao abordar o tema “A Residência e o SUS: desafios”, a palestrante destacou a importância de prestar atenção ao que o usuário do serviço relata, procurando, inclusive, levar em consideração a história de vida da pessoa como forma de facilitar o diagnóstico, o prognóstico e até mesmo o tratamento. “Existe um empobrecimento da relação do médico com o usuário. É como se o paciente não pudesse fornecer informações relevantes, o que aumenta a dependência da apresentação de exames”, destacou.